Ferrari recebe a MELHOR das notícias de estrategista e esfrega as mãos na F1
A Fórmula 1 retorna à China neste fim de semana pela primeira vez desde 2019, principalmente devido à pandemia de coronavírus. A Red Bull tem dominado o início da temporada de 2024, conquistando três vitórias nas quatro primeiras corridas, enquanto a Ferrari saiu vitoriosa na Austrália, aproveitando o abandono de Max Verstappen.
Antes do Grande Prêmio da China, Bernie Collins, ex-estrategista da Aston Martin, deu uma opinião animadora para a Ferrari expressando sua crença de que a equipe de Maranello pode reduzir a diferença em relação à Red Bull, e que o traçado da pista pode permitir que ela se distancie da McLaren:
“Acredito que a Ferrari vai jogar com seus pontos fortes. Há uma chance de se aproximar um pouco da Red Bull e talvez abrir vantagem em relação à McLaren.”
Estrategista também falou sobre a Mercedes
Em relação às perspectivas da Mercedes, ela comentou: “Antes do Japão, a equipe estava bastante insatisfeita com o desempenho do carro e discutiram muito sobre problemas no simulador, sugerindo que precisavam ajustar o carro para lidar com variações ambientais específicas.”
“Não é um bom presságio quando você vai para uma nova corrida em um local com muitas incógnitas. Se você não consegue simular uma corrida, isso é um problema, mesmo que você tenha feito quatro corridas lá nos últimos quatro anos, ainda mais se você estiver indo para uma pista completamente desconhecida.”
A última vez que a Ferrari venceu o Grande Prêmio da China foi em 2013. Desde então, a equipe de Toto Wolff, atual campeã em Xangai, conquistou a vitória consecutivamente de 2014 a 2019. Com apenas uma sessão de treinos livres antes da sprint shootout de sexta-feira, Collins acredita que será um “grande desafio” para todas as equipes neste fim de semana.
“Os pilotos não estão acostumados com essa pista, o que afetará tudo, desde a estratégia, a configuração, as simulações antes da corrida, quais molas e amortecedores usar e a escolha de cada componente que eles podem colocar no carro.”