FIA autoriza novo Max Verstappen correr na Fórmula 1 em 2025
Neste fim de semana não teremos corrida da Fórmula 1, a categoria se prepara para um rodada tripla com etapas na Espanha, Áustria e Inglaterra. Mas isso não significa que a principal disputa da velocidade esteja monótona, muito pelo contrário. Uma notícia nesta sexta-feira (14), agitou de vez os bastidores.
Como já informamos aqui, A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) adicionou uma nova regra ao seu Código Esportivo Internacional, potencialmente facilitando a entrada de Andrea Kimi Antonelli, jovem talento da Mercedes, e outros menores de idade na Fórmula 1.
Novo Max Verstappen
Porém, um detalhe precisa ser citado: o inevitável comparativo com o tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen. O holandês da Red Bull foi o último piloto até então a estrear na categoria com menos de 18 anos. O que gerou uma verdadeira polêmica na categoria.
Após a estreia de Max aos 17 anos em 2015, a FIA havia endurecido as normas para impedir que pilotos muito jovens ingressassem na elite do automobilismo europeu. Antonelli pode ser considerado o novo Verstappen pela questão e já não tem “amarras” em relação a idade para ir para pista com um Fórmula 1.
Nova regra passa por avaliação da FIA
A versão 2023 do livro de regras estipulava, no Artigo 13.1, que um piloto deveria possuir uma carteira de motorista de seu país e ter pelo menos 18 anos. Na edição de 2024, a exigência de uma CNH (como é chamada no Brasil) foi removida desse trecho e um novo adendo foi incluído:
“Por critério exclusivo da FIA, um piloto que tenha demonstrado recente e consistentemente habilidade e maturidade excepcionais em competições de carros de fórmula de monopostos pode receber uma Superlicença aos 17 anos de idade”.
A FIA introduziu a regra de limite de idade para a emissão da superlicença e o direito de competir na F1 logo após a estreia de Max Verstappen em 2015, considerada prematura na época.
Para obter a superlicença, os jovens pilotos ainda precisam acumular 40 pontos em um sistema que considera seus resultados em categorias de base ou outras competições de elite, como a Fórmula E, Super Fórmula e Fórmula Indy.