FIA bate o martelo e dá resposta sobre a Fórmula 1 sendo disputada em Madri
Nos últimos dias, os corações dos fãs de automobilismo saltaram com a possibilidade de uma corrida da Fórmula 1 em Madri, no coração da Espanha. Rumores sobre a nova etapa, que teria o Centro de Convenções IFEMA como ponto central da pista, fizeram a adrenalina subir. No entanto, o otimismo poderia ser precipitado, de acordo com o presidente da Federação Espanhola de Automobilismo, Carmelo Sanz de Barros.
Madri, que não recebe uma etapa da F1 há mais de 40 anos, parece estar se preparando para um grande espetáculo, segundo noticias locais. O traçado prevê um circuito urbano, com o prédio do IFEMA e o bairro de Valdebebas como espectadores de luxo. No entanto, a capital espanhola ainda teria um caminho árduo pela frente antes de virar realidade no calendário da F1.
Será que Madri vai sediar uma corrida de F1?
O projeto de trazer a Fórmula 1 a Madri foi capitaneado por José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo do IFEMA, e apoiado por figuras políticas da cidade. Apesar do entusiasmo, Carmelo Sanz de Barros, presidente da Federação Espanhola de Automobilismo (RACE) e membro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), jogou um balde de água fria na expectativa.
Segundo ele, a ideia ainda é incipiente. “Há um processo claro para fazer a corrida, mas não acredito que devamos nos basear no que lemos na imprensa. O processo começa na federação espanhola, porque quando uma competição quer existir em um país, precisa nos visitar primeiro. No entanto, esta fase ainda não começou”, explicou.
Então, qual é a verdade?
O dirigente da RACE ainda negou categoricamente que a pista de Barcelona seria excluída do calendário do F1. Para ele, esta ideia é alimentada por questões políticas, gerando mais fumaça do que fogo. Sanz de Barros reafirmou que até o momento, a FIA não recebeu nenhum projeto formal de corrida em Madri.
Portanto, pelo menos por enquanto, o GP da Espanha, hospedado anualmente pela icônica pista de Barcelona desde 1991, continua sendo a única etapa espanhola da Fórmula 1. Fãs de automobilismo em Madri e em todo o mundo terão que esperar um pouco mais pela confirmação desta notícia emocionante.
A temporada da F1 encerrará este ano, e a categoria retornará apenas em março de 2024, com o campeonato estreando no GP do Bahrein. Então, enquanto esperamos ansiosamente pelas próximas voltas, vamos manter nossos motores aquecidos e nossa esperança reaquecida para a possibilidade de ver um circuito de rua vibrante em Madri. Afinal, na Fórmula 1, tudo é possível.