FIA bate o martelo e decide fazer novas mudanças na regra da Fórmula 1
Todas as dez equipes da Fórmula 1 foram aprovadas nos testes de flexibilidade das asas traseiras durante o Grande Prêmio da Austrália, que marcou a abertura da temporada. No entanto, novas mudanças foram implementadas recentemente. Todo o paddock passou nos chamados testes de deflexão, sendo considerado em conformidade com as regras para a etapa no Albert Park.
Após a divulgação do site RacingNews365 sobre as mudanças iminentes, a FIA confirmou novos ajustes nas regulamentações amplamente debatidas sobre as asas traseiras. O órgão regulador do automobilismo anunciou uma diretriz técnica válida para o Grande Prêmio da China, com mais alterações previstas para a etapa seguinte, no Japão.
Atualmente, a tolerância de movimento da asa traseira nos testes é de 2 mm, mas será reduzida para 0,5 mm a partir da corrida em Suzuka. Para a etapa deste fim de semana no Circuito Internacional de Xangai, a nova tolerância já estará em vigor. No entanto, devido ao curto prazo da decisão, será permitida uma margem adicional de 0,25 mm.
Imagens capturadas durante as sessões de treinos, aliadas às inspeções técnicas realizadas nas garagens, indicaram que as mudanças feitas durante o inverno não foram suficientes para eliminar por completo o problema do “mini-DRS” observado no ano passado.
Declaração oficial da FIA
Conforme comunicado anteriormente, entre o final da temporada de 2024 e o início da temporada de 2025, a FIA exerceu a autoridade que lhe é concedida pelo Artigo 3.15.1 do Regulamento Técnico para introduzir novos ou mais desafiadores testes de carga-deflexão para a asa dianteira (da Corrida 9, Grande Prêmio da Espanha), a asa traseira superior e a asa traseira da viga. Além disso, a FIA solicitou às equipes que usassem câmeras nas Sessões de Treinos Livres para monitorar as deformações na pista exibidas pelos carros durante o Grande Prêmio da Austrália.
Após analisar as imagens das deformações da asa traseira combinadas com as deflexões estáticas medidas dentro da garagem da FIA em Melbourne, a FIA concluiu que há motivos suficientes para que um teste mais rigoroso seja introduzido a partir do próximo Grande Prêmio da China na asa traseira superior.
Mais especificamente, o Artigo 3.15.17, introduzido em 2025, afirma que se 75 kg de carga vertical forem aplicados em qualquer extremidade do plano principal da asa traseira, a distância entre o plano principal e o flap (também conhecido como “slot gap”) não deve variar em mais de 2 mm. A partir do próximo Grande Prêmio em Xangai, esse limite será reduzido para 0,5 mm. Devido ao curto aviso para Xangai, apenas uma tolerância de 0,25 mm será adicionada a esse novo limite.
As equipes foram informadas deste teste revisado na manhã de segunda-feira, 17 de março.
A FIA deseja confirmar ainda que, durante o evento de Melbourne, todos os carros foram testados de acordo com os requisitos do Artigo 3.15.17 e considerados em conformidade; portanto, todos os carros que correram em Melbourne foram considerados legais.