FIA bate o martelo e faz alteração antes do começo da temporada de F1
A segurança é um pilar fundamental no automobilismo, e a FIA segue empenhada em aprimorar todas as medidas de proteção para pilotos, equipes e espectadores. A mais recente iniciativa nesse sentido é a homologação de uma nova cerca de proteção contra detritos, com 6 metros de altura, projetada para oferecer um nível adicional de segurança em áreas de maior risco nos circuitos.
Nova cerca homologada pela FIA eleva os padrões de segurança
Desenvolvida pela empresa suíça Geobrugg, a nova cerca foi criada para reforçar a proteção em setores críticos das pistas, como curvas de alta velocidade, subidas íngremes e arquibancadas expostas a possíveis detritos. Após rigorosos testes, a estrutura recebeu a homologação FIA Standard 3502-2018.
De acordo com os regulamentos da FIA, todos os novos circuitos deverão adotar esse modelo homologado. Já os autódromos de Grau 1 precisarão substituir cercas danificadas pela nova versão aprovada, enquanto os de Grau 2 terão até 2026 para se adequar às exigências. Além disso, qualquer circuito pode optar pelo uso desse modelo como medida adicional de segurança.
Testes rigorosos e benefícios para os espectadores
Vários circuitos renomados, como Suzuka, Bahrein, Monza, Interlagos e Fuji, já utilizam cercas de 6 metros de altura, mas sem a certificação nos mais altos padrões de segurança da FIA. A versão da Geobrugg é a primeira a ser homologada após passar por testes exigentes, incluindo o impacto de uma esfera de 780 kg a 60 km/h e a colisão de um carro em alta velocidade.
Além de reforçar a segurança, a estrutura traz benefícios para o público. O aumento do espaçamento entre os cabos acima dos 3 metros melhora a visibilidade para os espectadores nas arquibancadas, sem comprometer a proteção contra detritos.