FIA bate o martelo e pune três equipes antes mesmo do começo da temporada

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Três das 11 equipes da Fórmula 2 foram penalizadas pelos comissários da FIA em Albert Park devido a infrações cometidas durante os testes de pré-temporada. Dams Lucas Oil, Rodin e Trident foram consideradas culpadas por violar o regulamento do campeonato, infringindo tanto o regulamento esportivo quanto o regulamento técnico da categoria.

O documento da FIA detalhou que houve uma “violação do Artigo 10.2a do Regulamento Esportivo da Fórmula 2 da FIA e do Artigo 1.5.2, Artigo 8.4.10 e Artigo 8.4.11 do Regulamento Técnico da Fórmula 2 da FIA”.

O que causou a punição?

Os carros de Jak Crawford, Max Esterson, Alex Dunne e Amaury Cordeel – este último sem participação nos testes em Barcelona – estavam equipados com sensores de pressão de ar instalados por meio de furos no difusor. Essa modificação permitia a transferência do fluxo de ar para o sensor de pressão, alterando uma peça padronizada, algo proibido pelo regulamento.

Os comissários concluíram que, mesmo que a coleta de dados tenha ocorrido em um local diferente, as informações poderiam ser aplicadas como vantagem durante o fim de semana de corrida na Austrália.

Como punição, cada equipe foi multada em € 10.000 (R$ 63 mil) por carro. No caso da Rodin, a penalização foi dobrada, já que ambos os seus carros estavam envolvidos na infração.

Além disso, cada um dos quatro pilotos recebeu uma punição de 10 posições no grid para as corridas sprint e principal em Melbourne. A penalidade foi especialmente severa para Cordeel, que assumiu o lugar de Christian Mansell apenas na semana passada, após a infração já ter ocorrido.

Os comissários também determinaram que os outros carros da Dams Lucas Oil e Trident deveriam ser punidos devido à possível vantagem obtida pelos companheiros de equipe. Assim, Kush Maini e Sami Meguetounif também perderam 10 posições no grid em ambas as corridas, elevando para seis o número de pilotos penalizados no fim de semana.

Além das penalidades, os comissários recomendaram que as equipes envolvidas fossem limitadas a apenas dois dias de atividades durante o teste de meio de temporada da F2, no Bahrein.

Outra recomendação foi a emissão de um boletim técnico permitindo que as demais equipes solicitassem acesso aos mesmos dados coletados pelas equipes punidas durante os testes. A F2 confirmou que seguirá essas diretrizes.

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