Foi revelado motivo que faz a McLaren não produzir seus motores
Uma parte fundamental não só na Fórmula 1, mas em qualquer categoria do automobilismo mundial ou até mesmo para o seu carro ai na garagem é o motor. Um fator determinante para uma equipe brilhar no mundo da velocidade é um bom componente. Alguns nomes são famosos nesse quesito, outro optam por não atuar nessa parte e um caso bem famoso é o da McLaren.
Em 2019, o CEO da McLaren, Zak Brown, esclareceu os motivos pelos quais a equipe de Woking não produz seus próprios motores, destacando que, naquela época, a equipe britânica havia firmado uma nova parceria com a Mercedes para fornecer suas unidades de potência.
O que disse o chefão da equipe sobre essa situação?
Brown explicou por que a McLaren opta por terceirizar a produção de seus motores, ao invés de fabricá-los internamente, afirmando que o tamanho da empresa não justifica o investimento necessário:
“É necessário ser um OEM (fabricante de equipamento original) de maior porte, capaz de garantir o investimento necessário para sustentar a exposição gerada pelas vendas de carros em maior volume“, explicou ele ao Motorsport.com.
“Faz sentido para empresas como Mercedes, Renault e Honda, mas não para a McLaren, considerando o volume de carros que vendemos.”
Por sua vez, Andreas Seidl, então chefe de equipe da McLaren, comentou que o desenvolvimento de um motor competitivo levaria muito tempo e exigiria um grande orçamento:
“Para desenvolver uma unidade de potência na Fórmula 1 hoje, você precisa de um grande investimento“, explicou.
“É necessário um orçamento anual considerável, além de tempo para acompanhar as inovações e implementações dos concorrentes“, concluiu.