Fórmula 1 bate o martelo e DESISTE de projeto para 2026
A Fórmula 1 decidiu descartar o plano de alterar a regulamentação que define o tamanho das rodas dos carros. Essa proposta de mudança tinha como objetivo diminuir o peso total dos carros a partir de 2026, quando um novo conjunto de regulamentos será introduzido.
No entanto, a Pirelli, fornecedora atual de pneus da F1, manifestou sua oposição a essa alteração, citando preocupações tanto de ordem prática quanto sobre o impacto potencial no aspecto de marketing.
A mudança das rodas de 13 para 18 polegadas em 2022 pela F1 refletiu a tendência geral da indústria automobilística, e uma reversão desse processo é vista como uma medida que poderia prejudicar a imagem do esporte e comprometer a transferência de tecnologia.
Mundança traria alterações para a Pirelli
Um novo tamanho também implicaria em grandes alterações no processo de fabricação da Pirelli, que precisariam ser realizadas a tempo de implementar um programa de testes completo com carros de Fórmula 1 em 2025. Isso representaria um desafio adicional para as equipes, além de todas as outras questões que naturalmente surgirão durante a transição para uma nova era na F1.
Os regulamentos para 2026 foram discutidos pelas equipes e pela FIA em uma recente reunião do comitê técnico consultivo. Embora o resultado não tenha sido oficialmente anunciado, ficou acordado manter as rodas de 18 polegadas, porém com um tamanho e formato de pneu ligeiramente modificados.
“Estamos próximos da versão final dos tamanhos”, disse o chefe da Pirelli F1, Mario Isola, ao site Motorsport. ele ainda complementou: “Obviamente, quando se projeta a roda, é preciso considerar todo o pacote, freios, roda, suspensão, pneu, portanto, acredito que estamos próximos dos tamanhos finais.”,