Fórmula 1 pode implantar regra inesperada para agitar o grid e ser mais competitiva
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, está determinado a aumentar a ação durante os finais de semana de corrida. Ele expressou descontentamento com o formato tradicional dos GPs, que reserva a sexta-feira apenas para treinos livres.
Regra de inversão de grid pode ser implantada
Domenicali considera expandir o calendário de corridas sprint e retomar as discussões com as equipes sobre a inversão de grid, com o objetivo de gerar mais ultrapassagens e disputas na pista.
Domenicali destacou que o atual foco é consolidar as corridas sprint e que as mudanças implementadas este ano ajudaram a reduzir as críticas ao formato, embora Max Verstappen continue sendo uma das principais vozes contra essas provas.
As alterações incluíram a mudança no cronograma do final de semana da F1, com a classificação da sprint na sexta-feira e a corrida curta como a primeira sessão do sábado, deixando a formação do grid para a corrida de domingo e encerrando o segundo dia de atividades.
Agora, os carros vão para o parque fechado no final do sábado, como em qualquer final de semana. Até 2023, as equipes não podiam mais ajustar os carros após a sexta-feira, pois a classificação para a corrida de domingo concluía o primeiro dia de atividades.
“Lembro quando introduzimos isso [corrida sprint], recebemos muitas críticas dos puristas — que precisam sempre ser ouvidos, mesmo que não estejam felizes com isso. Mas sinto que as coisas mudaram totalmente. As novidades que trouxemos esse ano é a certa por vários motivos, com a classificação e o parque fechado separados. O fluxo está melhor hoje”, disse o CEO da F1 à revista inglesa Autosport.
O dirigente indicou que está constantemente considerando maneiras de aumentar o entretenimento durante os finais de semana da F1. Embora não tenha detalhado como isso seria implementado, Domenicali afirmou que gostaria de retomar a discussão sobre a possibilidade de adotar a inversão de grid na categoria.
Domenicali questionou novamente se o formato tradicional dos finais de semana da F1, com as sextas-feiras dedicadas apenas aos treinos livres, é realmente o mais adequado para os fãs da categoria. Ele afirmou que deseja garantir que todas as atividades da Fórmula 1 tenham importância, promovendo disputas em cada uma delas.