Fórmula 1 revê com George Russell drama vivido por Nelson Piquet
No Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, realizado no último domingo (28), George Russell usou uma estratégia diferente dos demais pilotos, e com uma pilotagem brilhante, conseguiu conquistar a vitória em Spa-Francorchamps. Porém, algumas horas depois do final da corrida, os comissários da Federação Internacional do Automobilismo apontaram que o carro do britânico estava com o peso menor do que a regra permite. Isso fez com que ele fosse desclassificado.
Essa não é a primeira vez que um piloto é desclassificado de uma corrida da Fórmula 1 por conta do peso de seu carro. Isso também aconteceu no GP do Brasil de 1982, que na época era realizado no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Nelson Piquet sofreu com um calor extremo, que fazia naquele dia na cidade do Rio, mas terminou em primeiro lugar. Porém, horas mais tarde ele também foi desclassificado pela questão do peso do carro.
Nelson Piquet também sofreu com problema de peso no carro, como George Russell
Mesmo que tenha terminado a corrida na primeira posição, horas mais tarde o piloto brasileiro Nelson Piquet também foi desclassificado do Grande Prêmio do Brasil. O motivo foi que o seu carro estava com o peso menor do que a regra permite na categoria. Além dele, Keke Rosberg também foi desclassificado da prova por conta do peso menor do que o permitido pela categoria.
O motivo que levou os dois pilotos a estarem com os seus carros mais leves do que o permitido pela categoria se deve a um tanque de água de lastro, que servia para poder resfriar os freios do carro. Porém, esse tanque terminava vazio após a corrida. Para poder evitar problemas após a prova, as equipes frequentemente enchiam ele. Piquet e Rosberg foram pegos nessa “trapaça” e acabaram desclassificados da corrida.