Fórmula E quebra a banca e supera até famoso time de futebol em premiação do esporte
O automobilismo mundial presencia a categoria Fórmula E garantir sua posição na vanguarda como a mais sustentável. Recentemente, a categoria de monopostos elétricos conquistou a primeira colocação em três estudos diferentes, todos focados em avaliar a sustentabilidade no esporte a motor.
Pioneirismo em sustentabilidade
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fórmula E obteve a primeira colocação no Sustainable Championships Index (SChI) e no Sustainable Motorsport Index (SMI), dois renomados índices que ranqueiam instituições esportivas segundo seus compromissos com o meio ambiente. Além disso, pelo segundo ano seguido, a categoria também liderou o Global Sustainability Benchmark in Sport (GSBS).
Avaliações criteriosas
O GSBS, avaliado por uma organização independente, considera 55 instituições esportivas ao redor do mundo. A Fórmula E destacou-se em primeiro lugar em Melhor Desempenho Corporativo, Melhor Desempenho Social, Melhor Desempenho de Governança e dividiu o prêmio de Melhor Desempenho Geral com o time de futebol alemão Borussia Dortmund.
Realizado pela empresa britânica Enovation Consulting, o SChI ranqueou 106 categorias do esporte a motor, de acordo com os critérios e modelos utilizados pelas Nações Unidas, União Europeia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento. A Fórmula E orgulhosamente conquistou primeira posição, somando 85 dos 100 pontos possíveis nesse ranking. A Fórmula 1, Extreme E e MotoGP também foram bem avaliadas no índice.
Compromisso com a sustentabilidade
A Fórmula E também destacou-se no SMI, um sistema que avalia publicamente as práticas de sustentabilidade em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e ao quadro ESG (critérios ambientais, sociais e de governança).
“Estamos orgulhosos de continuar elevando o nível do padrão global de sustentabilidade no esporte. A sustentabilidade está no cerne do nosso campeonato desde o seu início e estamos determinados a desenvolver o nosso compromisso e capacidades ano após ano”, comemora Julia Pallé, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Fórmula E.
As conquistas, além de reafirmarem o compromisso da Fórmula E com a sustentabilidade, evidenciam que entretenimento e sustentabilidade podem coexistir harmoniosamente. É um chamado para a indústria do esporte trabalhar para atingir o mais alto nível de sustentabilidade e usar sua influência para engajar os fãs na missão coletiva de combater as mudanças climáticas e no progresso social.
A categoria Fórmula E retorna entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Arábia Saudita, para a disputa do eP de Diriyah.
Mais do que um campeonato automobilístico
A sustentabilidade está no centro do campeonato da Fórmula E, desde o início. Uma das maneiras pelas quais a categoria se destaca é utilizando carros elétricos, uma inovação que certamente agrega um valor especial à competição, dada a urgência do combate às mudanças climáticas.
Os resultados alcançados pela Fórmula E são um lembrete do papel importante que o esporte desempenha hoje em dia, tanto no entretenimento quanto no combate às mudanças climáticas e no progresso social. Reconhecendo isso, a categoria está determinada a continuar liderando e elevando o padrão global de sustentabilidade no esporte.