Gabriel Bortoleto recebe ÓTIMA notícia e terá “chance extra” na Fórmula 1
Uma das principais mudanças no regulamento da Fórmula 1 para a temporada 2025 é a nova diretriz que exige a participação de novatos em sessões de Treino Livre 1 (TL1). De acordo com a regra, cada equipe deve reservar quatro TL1s por ano — dois para cada piloto titular — para jovens que ainda não tenham participado de mais de duas corridas na categoria.
Curiosamente, quatro titulares do grid em 2025 ainda atendem a essa definição da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), permitindo que as equipes utilizem essa brecha para cumprir a regra sem ceder seus carros a pilotos externos.
Brasileiro terá mais chances nas sessões de treinos livres da Fórmula 1
Andrea Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar, que farão suas estreias na Fórmula 1 nesta temporada, ainda não disputaram nenhuma corrida oficial. Assim, poderão ser considerados novatos durante os TL1s nos GPs da Austrália e da China, permitindo que as equipes quebrem a necessidade de ceder o assento a outros pilotos em duas sessões ao longo do ano. Isso reduzirá pela metade o impacto da nova regra para Mercedes, Sauber e Racing Bulls.
Enquanto isso, Jack Doohan, que estreou pela Alpine no GP de Abu Dhabi em 2024, possui apenas um fim de semana completo na categoria. Portanto, ainda se qualifica como novato até o GP da Austrália de 2025, o que significa que sua equipe precisará ceder o carro em apenas um TL1 adicional ao longo do ano.
Essa vantagem surge porque o regulamento da FIA não exclui novatos escalados como titulares para a temporada. Assim, Mercedes, Sauber, Racing Bulls e Alpine podem aproveitar essa lacuna e nomear seus próprios pilotos como novatos nas primeiras sessões do ano, evitando a necessidade de utilizar pilotos externos.
Por outro lado, as equipes que não contam com titulares classificados como novatos precisam planejar cuidadosamente quatro fins de semana diferentes para cumprir a nova regra. Vale lembrar que o regulamento proíbe que ambos os carros sejam cedidos simultaneamente em um mesmo GP.
Fins de semana com corridas Sprint, que oferecem apenas uma sessão de treino livre, e circuitos de rua não poderão ser utilizados para a participação de novatos, limitando ainda mais as opções para as equipes.
Haas e Red Bull, que também terão estreantes como titulares em 2025, não podem se beneficiar dessa brecha. Apesar de Oliver Bearman e Liam Lawson estarem iniciando suas primeiras temporadas completas, ambos já participaram de pelo menos dois fins de semana completos na Fórmula 1 e, portanto, não são considerados novatos de acordo com a definição da FIA.