Gabriel Bortoleto se manifesta sobre interesse da Sauber e chance de chegar na F1
Após seu nome ser associado à Sauber para a próxima temporada da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto adotou uma postura cautelosa e evitou comentar diretamente sobre o interesse da equipe suíça. Segundo o site italiano Formu1a Uno, o nome do brasileiro figura na lista do novo chefe Mattia Binotto, que estará à frente da integração da Audi na Fórmula 1 em 2026.
“Fiquei sabendo hoje cedo, pelas mídias sociais, que houve uma declaração a respeito da minha ida para a Sauber. Naturalmente, essas conversas sempre existem nesse período das férias de verão europeu. De minha parte, posso dizer que estou 100% comprometido com a minha temporada da Fórmula 2. Tenho um contrato com a McLaren, que tem me dado todo o suporte ao longo deste ano”, afirmou o #10, que deixou a responsabilidade sobre o seu futuro para seus empresários. “Por fim, como é de conhecimento geral, minha carreira é gerida pela A14 Management a qual, tenho certeza, cuida dos meu interesses da melhor forma possível”. – disse o piloto ao site Grande Prêmio.
Bortoleto tem se destacado de forma notável em seu ano de estreia na Fórmula 2. O piloto da Invicta ocupa a segunda posição no Mundial de Pilotos, atrás apenas do franco-argelino Isack Hadjar, da academia da Red Bull e que compete pela Campos. Ele está bem à frente de Andrea Kimi Antonelli, da Prema, que atualmente está em quinto lugar e é um dos favoritos para ocupar o assento de Lewis Hamilton na Mercedes.
Bortoleto na lista de Mattia Binotto
De acordo com o Formu1a Uno, Mattia Binotto, responsável pelo projeto da Audi, está considerando vários nomes para a nova equipe, incluindo Robert Shwartzman, piloto da Ferrari no Mundial de Endurance (WEC), e a possível permanência de Valtteri Bottas na Sauber.
Outros dois candidatos, embora com chances menores no momento, são Daniel Ricciardo, que permanecerá na Red Bull até o final do ano, e Mick Schumacher, piloto de testes da Mercedes e titular da Alpine no WEC.
Além disso, a Sauber possui uma academia de pilotos que inclui nomes cotados para a vaga, como Théo Pourchaire e Zane Maloney, este último programado para testes na Indy com a RLL.
Se as especulações sobre Bortoleto se confirmarem, a Fórmula 1 de 2025 poderá ter quatro novatos no grid: além de Oliver Bearman, já confirmado na Haas, Jack Doohan deve ser anunciado na Alpine ao lado de Pierre Gasly, e Andrea Kimi Antonelli está a caminho da Mercedes, ao lado de George Russell.