GP da China ainda nem chegou e os pilotos da F1 já estão na bronca; saiba o motivo
A próxima etapa do calendário da temporada 2024 da Fórmula 1 já está definida e ocorrerá com o Grande Prêmio da China. Xangai será o cenário para a primeira das seis corridas Sprint do campeonato, uma decisão que não foi bem recebida por parte dos pilotos do grid.
O circuito chinês esteve ausente do circuito mundial desde o início da pandemia global de Covid-19. Portanto, esta será a primeira vez em quatro anos que os competidores correrão na pista, o que gerou críticas até mesmo de nomes como Max Verstappen.
“É, muito esperto fazer isso”, falou de maneira sarcástica após vencer no Japão. “Quando se está longe da pista há algum tempo, você nunca sabe o que vai encontrar. Então, seria melhor ter apenas um final de semana de corrida normal lá”, comentou.
“Por outro lado, provavelmente vai apimentar as coisas um pouco, e isso provavelmente é o que querem ver. Mas da maneira puramente da perspectiva de desempenho, acho que não é a coisa mais inteligente a se fazer”, finalizou.
Outros pilotos falaram sobre o assunto
Durante um fim de semana de corrida Sprint, os pilotos têm apenas uma sessão de treino livre antes da classificação para a corrida de domingo. No sábado, eles passam pela classificação e pela prova Sprint.
Sergio Pérez concordou com seu companheiro de equipe na Red Bull, sugerindo que o primeiro evento de Fórmula 1 em anos poderia enfrentar “problemas com a pista, com bueiros, e coisas do tipo”.
Por outro lado, Carlos Sainz expressou sua opinião, afirmando que “falamos com a FIA e Fórmula 1, com este tipo de carros, ir para uma pista com apenas 1 hora de treino e, em seguida, diretamente para a classificação, com as regras que nos são dadas, não é uma boa escolha. Talvez seja emocionante para vocês em casa, mas para engenheiros e pilotos, não deveríamos correr esse risco”.