GP da Espanha em 1993 teve um dos pódios mais pesados da história da Fórmula 1
Nesta quarta-feira (30), a morte de Ayrton Senna, causada por um grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, completa 30 anos. Mesmo com um fim de carreira de forma prematura, o brasileiro conseguiu escrever uma brilhante história no mundo do automobilismo, com a conquista de três títulos do Mundial de Pilotos da Fórmula 1.
Um ano antes de seu falecimento, em maio de 1993, a Fórmula 1 viu um dos maiores pódios de todos os tempos. Mesmo com uma McLaren menos potente que os seus rivais da época, Ayrton Senna conseguiu um belo pódio no GP da Espanha. Ao seu lado estava outras duas lendas do automobilismo, Alain Prost e Michael Schumacher, que ainda iria ganhar o seu primeiro título mundial no ano seguinte.
GP da Espanha de 1993 contou com três lendas do automobilismo no pódio
Naquele Grande Prêmio da Espanha, Ayrton Senna largou em terceiro lugar, atrás da dupla da Williams, Alain Prost e Damon Hill. Porém, por conta de problemas mecânicos, Hill foi obrigado a abandonar a corrida. Assim, Senna conseguiu ficar com a segunda colocação. Michael Schumacher conseguiu finalizar a corrida na terceira posição, o que formou um dos maiores pódios de toda a história da categoria.
No total, 14 títulos estavam presentes naquele Top-3, com três de Ayrton Senna, quatro de Alain Prost e sete de Michael Schumacher. Naquele ano, o alemão ainda não tinha conquistado a principal competição da categoria. A sua primeira conquista veio em 1994, no mesmo ano em que Senna veio a falecer.