Haas viu a situação de Esteban Ocon e decidiu fazer mudança

0

Esteban Ocon revelou que a Haas redesenhou o volante de seu carro para facilitar sua transição da Alpine para a equipe americana na temporada de 2025 da Fórmula 1. O piloto, que deixou a equipe de Enstone após cinco temporadas e quatro pódios, incluindo sua única vitória na Hungria em 2021, agora se prepara para um novo desafio ao lado do estreante Oliver Bearman.

Antes do lançamento do carro da Haas no evento ‘F1 75 Live’ em Londres, Ocon explicou à imprensa que a equipe trabalhou no volante em um tempo impressionantemente curto de apenas dois meses. “Existem muitas diferenças na forma como os carros com motores Renault (como o da Alpine) e os com motores Ferrari (como o da Haas) funcionam”, afirmou Ocon.

“Houve muitos aspectos positivos, e consegui me adaptar rapidamente às coisas que me deixam super confortável, trabalhando de maneira semelhante ao que fiz nos últimos cinco anos.

O tempo rápido de adaptação do volante surpreendeu Ocon. “Levou basicamente dois meses para ser feito, o que foi realmente impressionante. Todo o volante passou por um redesenho completo, incluindo as borboletas da embreagem. Foi um grande trabalho, e eu o tive nas mãos na semana passada, o que foi incrível”, disse o piloto.

Outros ajustes foram necessários

As mudanças não se limitaram ao volante. O pedal do acelerador também foi ajustado, com os botões reconfigurados para se adequar às preferências de Ocon, semelhantes aos utilizados durante suas passagens pela Force India e pela Alpine.

Ocon também comentou sobre os ajustes feitos na utilização da unidade de potência, algo que ele pôde transferir das equipes anteriores, permitindo que ele replicasse a mesma estratégia de corrida no novo carro, especialmente em relação à implantação e corte de energia.

O piloto francês teve seu primeiro contato com o carro da Haas durante os testes pós-temporada em Abu Dhabi, em dezembro. Na ocasião, ele se mostrou otimista. “Obviamente, há muitos pontos positivos em pilotar o carro em Abu Dhabi. Senti várias áreas muito boas, embora ainda haja algumas fraquezas nas quais estamos trabalhando”, disse Ocon.

Com os testes de pré-temporada se aproximando, entre 26 e 28 de fevereiro no Bahrein, Ocon está confiante de que os resultados dos testes no túnel de vento da Haas se traduzirão em bom desempenho na pista. “Acho que no terceiro dia já teremos uma boa ideia de onde todos estão. Claro que há sempre uma dúvida, nunca temos 100% de certeza, mas acho que ficará mais claro a partir de então”, acrescentou.

Ocon acredita que a equipe tem uma boa base de dados e que as simulações estão corretas. “Sabemos onde devemos estar em termos de desempenho, o que é uma coisa boa. Agora precisamos validar isso no simulador e verificar se os números que colocamos estão certos. Essa sempre é a incógnita, mas tenho confiança de que estão corretos. Se estiverem, será uma temporada interessante. Vai ser apertado entre todos, então vamos ver”, completou o francês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.