Helmut Marko não se segura e faz revelação sobre Pierre Gasly na Red Bull
Helmut Marko resolveu falar e acabou fazendo uma revelação sobre Pierre Gasly na Red Bull. O consultor da equipe austríaca afirmou que o francês teve dificuldade para aceitar o fato de que Max Verstappen era significativamente mais rápido do que ele quando eram companheiros de equipe.
Durante seu tempo na Red Bull ao lado de Max Verstappen, Gasly enfrentou dificuldades para acompanhar o ritmo do piloto holandês, o que levou a equipe a decidir seu retorno para a Toro Rosso no meio da temporada de 2019.
Com Gasly enfrentando dificuldades, as coisas chegaram ao auge em suas duas últimas corridas na Red Bull. No Grande Prêmio da Alemanha, o piloto francês bateu durante os treinos e se envolveu em uma colisão com Alex Albon durante a corrida, o tailandês substituiria Gasly na vaga da Red Bull apenas algumas semanas depois.
Na Hungria, Gasly terminou em um respeitável sexto lugar, mas foi ultrapassado pelos principais pilotos, enquanto Verstappen chegou em segundo, sendo o concorrente mais próximo de Lewis Hamilton.
Red Bull decidiu fazer troca durante a temporada
Com pouco a perder, a Red Bull optou por uma troca no meio da temporada, e Gasly teve uma segunda metade do ano muito mais agradável ao se estabelecer na Toro Rosso (agora equipe RB).
Na época, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, insinuou alguma tensão nos bastidores após especulações de que Gasly havia discutido com Adrian Newey sobre como ajustar o carro da Red Bull para melhor se adequar ao seu próprio estilo de pilotagem. O austríaco comentou: “Dissemos a Gasly que ele deveria usar a configuração de Verstappen. Ele tem que adaptá-la ao seu estilo de pilotagem.”
“Ele deveria se concentrar em dirigir e não dizer constantemente ao Sr. Newey como construir o carro para ele.”
Em entrevista ao GrandPrix247.com cinco anos depois, Marko comentou que as frustrações de Gasly provavelmente surgiram de sua dificuldade em aceitar a realidade da situação. Quando perguntaram ao consultor sobre sua declaração de que Gasly estava constantemente tentando “reinventar o carro” toda vez que entrava nele, Marko riu.
“Sim. Quando ele foi ultrapassado em Budapeste, ele queria uma suspensão diferente”, disse ele.
“Ele não é engenheiro. Ele estava ficando sem desculpas e simplesmente não conseguia aceitar que Max é apenas o cara mais rápido.”