Honda bate o martelo e toma importante decisão envolvendo futuro dos motores
Após encerrar sua participação como fornecedora de motores na Fórmula 1 no final da temporada de 2021, a Honda iniciou uma parceria técnica com a Red Bull e a atual Racing Bulls, colaboração que continuará durante este campeonato, o último antes de seu retorno em 2026.
De fato, a montadora japonesa firmou um acordo para ser fornecedora exclusiva de unidades de energia para a Aston Martin, marcando assim seu retorno ao campeonato.
Definição dos prazos estabelecidos pela montadora
Essa entrada coincidirá com a introdução de novos regulamentos técnicos na Fórmula 1, que trarão mudanças significativas e complexas, não apenas nos motores V6, mas também no chassi e na transmissão. A Honda tem como objetivo chegar a esse evento com o máximo de preparação e competitividade possível. Por isso, a fabricante japonesa já definiu seus prazos para a homologação do motor.
Com a decisão de retornar à F1 sendo tomada tardiamente e com engenheiros já transferidos para a Red Bull para colaborar no desenvolvimento do motor, o gerente de projeto da Fórmula 1 da Honda, Tetsushi Kakuda, detalhou os prazos estabelecidos pela empresa, que montou uma nova base em Milton Keynes, na antiga sede da Honda-Red Bull:
“Estamos planejando enviar a homologação do motor em fevereiro”, disse ele. “Como começamos um pouco mais tarde, queremos continuar o desenvolvimento até o último momento. Estamos coordenando com a Aston Martin na fase final da decisão e ajustando o programa de desenvolvimento de acordo. Para um motor a gasolina, o objetivo permanece o mesmo: queimar combustível da forma mais rápida e eficiente possível. Estamos tentando otimizar esse processo.”
Adrian Newey, que recentemente começou a trabalhar como engenheiro na Aston Martin, sabe que cada dia adicional é valioso. Portanto, as palavras da Honda, com quem Newey já trabalhou de forma bem-sucedida no passado recente, não são surpreendentes.