Honda nem começou a parceria e já garantiu nome de peso para Aston Martin
Aston Martin e Honda já tem um acordo fechado para 2026, quando um novo regulamento será implantado na Fórmula 1. Mesmo com os japoneses não estando na ativa ao lado da equipe na pista, a montadora já garantiu um grande nome para a equipe.
Fernando Alonso surpreendeu a todos ao renovar seu contrato com a Aston Martin por pelo menos mais duas temporadas após o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. O piloto espanhol, que despertava interesse de equipes como a Red Bull e a Mercedes, optou pela continuidade com a equipe britânica.
Em uma entrevista concedida antes do Grande Prêmio da China, Alonso explicou os motivos que o levaram a tomar essa decisão. “As novas regras de 2026 darão a oportunidade para todos competirem e brigarem por vitórias”, afirmou o piloto. “Estaremos com a Honda, o que é diferente de sermos clientes de motores como é o caso agora com a Mercedes. Espero que isso nos traga alguma melhora.”
Alonso considera outro ponto muito importante na Aston Martin
Além da parceria com o motor japonês, Alonso vê potencial na colaboração com a Aramco: “Os biocombustíveis e a sustentabilidade que virão em 2026 também podem ser uma oportunidade para nós. A equipe está evoluindo constantemente, com novas instalações e um túnel de vento que ficará pronto ainda este ano. Vejo um time muito forte no futuro, e quero fazer parte disso.”
A decisão de Alonso sobre seu futuro após apenas quatro corridas em 2024 surpreendeu muitas pessoas. No entanto, o bicampeão minimizou a importância disso para si mesmo. “Após o Japão, nos sentamos e chegamos a um acordo em um ou dois dias. Foi muito simples”, acrescentou.
“Tudo é mais simples do que parece do lado de fora. Há muitos rumores e movimentações envolvendo equipes, pilotos e prazos. Para nós, foi uma questão de lealdade. Mantivemos nossa palavra, e uma vez assinado e acordado, anunciamos a renovação. Foi bem mais fácil para nós do que pode ter sido para outros”, finalizou o espanhol.