Importante nome na NBA é chamado para comandar gigante da Fórmula 1
Não uma revolução, mas uma mudança marcada pela continuidade. A partir de 1º de fevereiro, Derek Chang assumirá o cargo de presidente e CEO da Liberty Media, gigante que comanda atualmente a Fórmula 1, substituindo Greg Maffei, que ocupava a função até recentemente.
Mas quem é o novo líder da gigante americana, proprietária dos direitos comerciais da Fórmula 1 e, em 2024, também do MotoGP? Aos 56 anos, Chang, norte-americano de origem chinesa, faz parte do conselho de administração da Liberty Media desde 2021 e é considerado um dos mais confiáveis aliados de John Malone, presidente interino e acionista majoritário da companhia, com quem trabalhou por 25 anos.
Quem é Derek Chang?
Graduado em História pela Yale e com mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Stanford, Chang possui uma vasta experiência nos setores de mídia, esportes e entretenimento. Antes de ingressar na Liberty Media, ele foi presidente executivo da EverPass Media e diretor executivo da divisão chinesa da NBA, entre outras posições. Chang está na lista das “Cinquenta pessoas mais influentes nos negócios esportivos” do SportsBusiness Journal e dos “100 melhores executivos em TV a cabo” da Cablefax Magazine.
O currículo de Chang destaca sua notável habilidade de gestão empresarial e, sobretudo, seu profundo conhecimento dos setores de comunicação, esportes e entretenimento, áreas centrais para a Liberty Media. Chang também ocupou cargos de liderança em empresas como DIRECTV, Scripps, Charter e TCI, o que lhe proporcionou um vasto conhecimento operacional e estratégico, especialmente relevante para a gestão da Fórmula 1 e do MotoGP.
O que muda para Stefano Domenicali e a Fórmula 1?
Apesar da nomeação de Chang, a perspectiva de Stefano Domenicali, presidente e CEO do Grupo Fórmula 1, permanece inalterada. O experiente executivo de 59 anos, natural de Imola e com uma trajetória de destaque na Ferrari e no grupo Volkswagen, continuará a ocupar sua posição sólida à frente da Fórmula 1 desde 2021. Ele seguirá reportando diretamente à Liberty Media e mantendo uma interface com o novo presidente, Derek Chang.