Lewis Hamilton coloca a boca no trombone e revela onde a Mercedes está errando desde 2022
Lewis Hamilton não vive grande fase, muito pelo contrário. O inglês vem tendo o pior começo de temporada da carreira e reconheceu que os desafios persistentes da Mercedes na Fórmula 1 desde 2022 são resultado de uma base instável estabelecida no início da era do efeito solo.
A Mercedes ingressou no novo regulamento da F1 como favorita, após conquistar oito títulos consecutivos de Construtores entre 2014 e 2021. Entretanto, a equipe alemã não conseguiu replicar esse sucesso desde então, garantindo apenas uma vitória (com George Russell no GP de São Paulo de 2022), enquanto a Red Bull se tornou a principal força na categoria.
Apesar de ter abandonado o conceito de ‘zeropod’ e redesenhado completamente o W15, a Mercedes enfrenta seu pior começo de temporada desde 2011. Hamilton revelou que a Mercedes retirou 90 pontos de downforce para controlar o problema de ‘porpoising’ em 2022, admitindo que a equipe pagou o preço por não ter conseguido estabelecer uma plataforma sólida.
Hamilton não fugiu da raia ao falar sobre problemas
Questionado se a Mercedes já havia identificado as razões para o baixo desempenho, Hamilton respondeu: “Ainda não. Mas acho que é naturalmente desafiador nesse esporte. Se você começa com o pé direito e tem uma base sólida desde o início, você pode continuar construindo sobre ela. E acho que foi o que experimentamos nos últimos anos. Com essa geração de carro, começamos com cinco tijolos mal colocados, tivemos que desmontar tudo e tentar novamente, e assim por diante, basicamente sacrificando desempenho” – disse o heptacampeão mundial.
Apesar do período difícil que se estende por três temporadas consecutivas, Hamilton elogiou o espírito coletivo e os valores mantidos pela Mercedes.
“Estou na equipe há muito tempo, então sei praticamente tudo sobre ela. Portanto, não diria que aprendi algo novo durante esse período”, disse o britânico. “A equipe tem sido incrivelmente resiliente. Há pessoas aqui há mais de vinte anos, que passaram por maus e bons momentos. Há também aqueles que se juntaram durante o período de sucesso que tivemos e só conheceram os bons tempos da equipe, e agora estão vivendo as dificuldades” – disse Hamilton.