Local da pré-temporada de 2025 está próximo de ser definido na Fórmula 1
As equipes da Fórmula 1 estão próximas de finalizar os planos para realizar os testes de pré-temporada visando a temporada 2025. E mesmo com a abertura oficial do ano sendo o GP da Austrália, é outro local que deve ser a sede dos testes.
O Bahrein deve ser a sede escolhida. Desde 2021, com o Grande Prêmio de Sakhir inaugurando a temporada, a F1 recentemente optou por realizar os primeiros testes de pré-temporada no mesmo local do GP, nos dias anteriores à corrida, em vez de utilizar seu destino tradicional anterior em Barcelona.
O Bahrein foi escolhido porque oferecia garantias de condições climáticas mais típicas da Fórmula 1 e era logisticamente mais conveniente para as equipes testarem e competirem no mesmo local, evitando a necessidade de mudar toda a infraestrutura.
No entanto, com a abertura da temporada da F1 no GP da Austrália no próximo ano, devido ao Ramadã ter impactado o início da temporada no Oriente Médio, houve discussões sobre uma possível mudança nos planos dos testes.
Barcelona acabou sendo descartada pelas equipes
Uma ideia era retornar os testes para Barcelona, antes das equipes retornarem às suas bases para viajar a Melbourne e participar da primeira corrida. Após discussões com a FOM (Formula One Management), no entanto, a maioria das equipes decidiu manter o Bahrein em 2025, apesar de Barcelona poder voltar em 2026 para receber os carros totalmente novos.
Embora a medida ainda não esteja formalmente acordada, entende-se que o plano provisório prevê que os testes no Bahrein ocorram de 26 a 28 de fevereiro, o mais tardar, devido ao início do Ramadã no último dia de fevereiro.
Após os testes no Bahrein, é provável que as equipes de Fórmula 1 retornem com seus carros para a Europa para os ajustes finais antes de enviá-los a Melbourne para a primeira corrida, em 16 de março.
Embora viajar até o Bahrein para um único teste possa ser logisticamente complicado e mais caro para as equipes do que em Barcelona, os benefícios de um clima mais estável devem compensar quaisquer riscos associados à dependência de Barcelona.
Entretanto, com a introdução de carros completamente novos em 2026, o que provavelmente exigirá um trabalho de última hora mais intenso, é altamente provável que Barcelona sedie um teste, pois realizar os testes no Bahrein pode ser um desafio adicional para as equipes, que enfrentarão dificuldades na produção e na entrega pontual de peças.