Luto no mundo da velocidade: Lenda do automobilismo morre aos 90 anos
Na noite desta terça-feira (4), o mundo do automobilismo foi impactado com a perda de um dos grandes nomes, que foram importantes para a consolidação do esporte. Parnelli Jones, vencedor das 500 milhas de Indianápolis como piloto e dono de equipe, veio a falecer, em sua residência no estado da Califórnia, por causas naturais. Há alguns anos, ele já vinha batalhando contra o mal de Parkinson.
No ano de 1962, Jones foi o primeiro piloto, na história da Indy 500, a conseguir fazer a classificação com uma velocidade média superor a 150 mp/h (241,9 km/h). Porém, a sua primeira, e única, vitória nesta prova aconteceu no ano de 1963, correndo em uma Lotus-Ford. Ele participou de uma das principais provas do automobilismo mundial e norte-americano entre os anos de 1961 a 1967.
Parnelli Jones, lenda do automobilismo, também teve sucesso fora das pistas
Com seis vitórias em sua carreira como piloto, Parnelli Jones também chegou a se aventurar no mundo do automobilismo na condição de dono de equipe. Ele foi o responsável por fundar a Vel’s Parnelli Jones Racing, que conseguiu conquistar duas vitórias nas 500 milhas de Indianápolis, com Al Unser Sr., nos anos de 1970 e 1971. Ele também conseguiu levar sua equipe para o mundo da Fórmula 1.
Entre os anos de 1974 a 1976, sob o mesmo nome de sua equipe na Indy, Jones tentou arriscar a chance de conseguir ter uma equipe dentro da principal categoria do automobilismo mundial. Porém, sua empreitada não teve muito sucesso. Porém, entre os poucos pontos positivos que conseguiu entregar nessa aventura, foi a presença de Mario Andretti no grid da categoria.