Mal foi anunciado pela Red Bull e Yuki Tsunoda já pode ter outro destino na Fórmula 1

A Honda deixou claro seu interesse em ver Yuki Tsunoda como piloto da Aston Martin na Fórmula 1 a partir de 2026, quando entrará em vigor o novo regulamento de unidades de potência e terá início a parceria oficial entre as duas marcas.

Atualmente patrocinado pela montadora japonesa, Tsunoda compete pela Racing Bulls e foi promovido à equipe principal da Red Bull, assumindo a vaga de Liam Lawson já no GP do Japão.

Apesar da recente promoção, o futuro de Tsunoda na Red Bull ainda é incerto. O jornalista Erik van Haren, do jornal holandês De Telegraaf, apontou que a equipe mantém dúvidas sobre o desempenho do japonês. “Isso ainda parece muito, muito improvável. Especialmente porque as dúvidas da Red Bull sobre ele como piloto já existem há anos, inclusive no fim do ano passado”, afirmou.

Jornal alemão traz mais detalhes

De acordo com o jornal alemão Bild, a Honda estaria disposta a aumentar significativamente seu apoio financeiro a Tsunoda — atualmente estimado em 10 milhões de euros anuais — para garantir sua permanência na Red Bull. No entanto, esse suporte está vinculado ao acordo entre Honda e Red Bull, que se encerrará no fim de 2025.

Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation, reforçou o compromisso da empresa com a carreira de Tsunoda, mas deixou claro que a relação com a Red Bull não se estenderá além de 2025. “Temos um contrato de patrocínio com Tsunoda. Não desistimos dele e estamos ativamente envolvidos”, declarou ao portal as-web.jp.

Entretanto, Watanabe ressaltou: “A partir de 2026, a equipe com a qual podemos discutir é a Aston Martin, não mais a Red Bull.”

Isso significa que, caso Tsunoda permaneça na Red Bull após 2025, ele perderá o apoio da Honda. Por outro lado, se houver uma oportunidade na Aston Martin, a montadora japonesa pretende continuar seu suporte: “Se conseguirmos construir uma história que justifique, de forma objetiva, a ida de Tsunoda para a Aston Martin, gostaríamos de apoiá-lo”, afirmou Watanabe.

O maior obstáculo para essa transição é o fato de a Aston Martin já contar com dois pilotos contratados para 2026: Fernando Alonso e Lance Stroll. “Sim, até onde sei, a dupla para 2026 já está definida”, completou Watanabe.

Apesar da limitação de vagas, a Honda mantém o desejo de ver um piloto formado em seu programa competindo pela Aston Martin no futuro: “Espero que um piloto desenvolvido pela Honda possa correr pela Aston Martin um dia.

A Fórmula 1 retorna entre os dias 4 e 6 de abril com o Grande Prêmio do Japão, terceira etapa da temporada 2025.

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