Max Verstappen falha na missão e recorde de Lewis Hamilton na F1 segue intacto
O abandono de Max Verstappen no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, custou caro para holandês. Além de perder a chance de disparar no mundial de pilotos, ainda frustrou a chance do piloto de igualar um recorde estabelecido por Lewis Hamilton.
Além de perder a oportunidade de empatar o número de vitórias consecutivas que ele próprio alcançou na temporada anterior, Verstappen também viu escapar a chance de igualar outra marca impressionante. Desde o Grande Prêmio da Austrália de 2022, o piloto da Red Bull não havia abandonado uma corrida.
Verstappen ainda acumulou pontos em todas as provas que completou entre seus dois abandonos, totalizando 43 corridas consecutivas na zona de pontuação. Apenas Lewis Hamilton alcançou um desempenho mais consistente.
O heptacampeão mundial chegou a somar 48 pontuações consecutivas, entre o Grande Prêmio da Inglaterra de 2018 e o Grande Prêmio do Bahrein de 2020. É importante observar que Hamilton não participou do Grande Prêmio do Sakhir, realizado no mesmo circuito do Bahrein, mas com um traçado alternativo, devido à COVID-19. Se tivesse competido, poderia ter ampliado essa sequência. Somente no Grande Prêmio do Azerbaijão de 2021, Hamilton ficou fora da zona de pontuação novamente.
Norris entra para a história da Fórmula 1
No último fim de semana, o terceiro lugar de Lando Norris no Grande Prêmio da Austrália marcou um momento histórico na Fórmula 1. O piloto da McLaren conquistou seu 14º pódio na carreira, ultrapassando assim o recorde anteriormente detido por Nick Heidfeld.
Com essa conquista, Norris se torna o piloto com mais pódios sem uma vitória em toda a história da categoria. É relevante observar que essa lista não inclui campeões mundiais ou pilotos considerados os maiores de todos os tempos. Entretanto, isso não diminui a importância de pilotos notáveis, como Stefan Johansson e Chris Amon.
No total, 103 pilotos alcançaram o pódio na Fórmula 1 sem conquistar uma vitória; destes, 47 conseguiram pelo menos dois pódios. No entanto, apenas cinco pilotos atingiram uma dezena de pódios: Norris, com 14; Heidfeld, com 13; Johansson, com 12; Amon, com 11; e Romain Grosjean, com dez.
No atual grid da Fórmula 1, há outros quatro pilotos que já subiram ao pódio sem conquistar uma vitória: Lance Stroll, três vezes; Alexander Albon e Oscar Piastri, duas vezes; e Kevin Magnussen, uma vez.
Norris ingressou na F1 em 2019 e, com exceção de seu ano de estreia, conquistou pódios em todas as temporadas subsequentes, sempre pela McLaren. Em 2020, alcançou um pódio (Áustria); em 2021, quatro (Emília-Romanha, Mônaco, Áustria e Itália); em 2022, um (Emília-Romanha); em 2023, sete (Inglaterra, Hungria, Singapura, Japão, Catar, EUA e São Paulo); e agora, no GP da Austrália de 2024.
É evidente que, caso Norris vença uma corrida na F1, seu nome será imediatamente removido dessa lista, restituindo a honra a Heidfeld.