Max Verstappen pode igualar Senna e Prost com “uma tacada só” na F1
A lista das poles nas primeiras cinco corridas da temporada de Fórmula 1 de 2024 pode ser rapidamente resumida: Max Verstappen. O atual campeão mundial conquistou a posição de honra do grid de largada em todas as corridas principais deste ano.
Somente no sprint na China, ele conseguiu “apenas” o quarto lugar na qualificação. No entanto, se considerarmos apenas as sessões de qualificação “oficiais”, o holandês tricampeão do mundo esteve à frente seis vezes consecutivas em todas as temporadas.
A última vez que outro piloto largou da pole position foi no Grande Prêmio de estreia da Fórmula 1 em Las Vegas, em novembro de 2023, quando Charles Leclerc liderou o grid. Desde o encerramento da última temporada em Abu Dhabi, a pole position sempre foi conquistada por Max Verstappen.
Verstappen pode ser dono de recordes da Fórmula 1
O piloto da Red Bull está agora de olho em vários recordes no livro dos maiores feitos da Fórmula 1. Se ele garantir a pole position novamente em Miami no próximo fim de semana, poderá em seguida igualar dois gênios das pistas em uma “tacada só” no GP da Emilia-Romagna, em Ímola.
O primeiro recorde foi estabelecido por Alain Prost em 1993, há mais de 30 anos. Naquela época, o francês iniciou a nova temporada com sete poles consecutivas. Verstappen atualmente está com cinco desde o início no Bahrein.
A segunda sequência é ainda mais antiga. Há 35 anos, no final de 1988 e início da temporada de 1989, Ayrton Senna conquistou a pole position em oito corridas consecutivas da Fórmula 1 em todas as temporadas. Neste aspecto também, Verstappen poderia igualar o feito em Imola.
No total, Verstappen agora acumula 37 pole positions em sua carreira na Fórmula 1. Isso é notável, principalmente porque mais de 90 por cento delas foram conquistadas desde o início da temporada de 2021. Embora o holandês tenha garantido apenas três poles em seus primeiros seis anos na categoria principal, ele acumulou impressionantes 34 desde o início da temporada de 2021, há cerca de três anos.
Ele já alcançou o quinto lugar na lista dos melhores de todos os tempos. À sua frente, apenas Sebastian Vettel (57), Senna (65), Michael Schumacher (68) e o recordista Lewis Hamilton (104).
Verstappen ainda precisa conquistar 67 poles para alcançar o topo neste quesito. Mesmo que o piloto da Red Bull consiga largar na frente em todas as corridas a partir de agora, ainda há um longo caminho pela frente. Se presumirmos que o calendário da Fórmula 1 continuará a incluir 24 corridas nos próximos anos, o holandês não conseguirá superar Hamilton até pelo menos o final da temporada de 2026…