Melhor notícia para os fãs de velocidade confirmada! Novo autódromo vem aí no Rio de Janeiro
Nesta quinta-feira (6), os vereadores do Rio de Janeiro aprovaram, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei Complementar 162/2014. Esse projeto designa um trecho próximo à estação de BRT Mato Alto, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, em Guaratiba, na Zona Oeste, como o local de construção do novo autódromo da cidade.
O PLC prevê diversas intervenções na região, incluindo a criação de novas estações de BRT e o incentivo a atividades culturais e shows, quando não houver corridas. O Rio de Janeiro está sem um autódromo desde 2012, quando o autódromo de Jacarepaguá, também na Zona Oeste, foi demolido para dar lugar ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro, complexo esportivo e de lazer construído para os Jogos Olímpicos de 2016.
Segundo o PLC, a Prefeitura autoriza a venda do chamado “potencial não construtivo do terreno,” que é a diferença entre o que será construído e o que poderia ser construído no local, de acordo com a legislação.
Presidente da câmara falou sobre o autódromo
É como se fosse um “espaço aéreo” do terreno que pode ser vendido e aplicado em outras áreas da cidade. Com essa autorização, é possível levantar recursos privados para a construção do autódromo.
Com a aprovação do PLC nesta quinta-feira, o projeto poderá receber emendas, que são sugestões e alterações feitas pelos vereadores. Essas emendas serão discutidas e votadas em uma segunda sessão, que acontecerá até a última semana de junho, antes do recesso dos vereadores em julho.
O vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, destacou os impactos econômicos que a construção do novo autódromo em Guaratiba terá na cidade.
– O Rio não pode ficar de fora do universo do automobilismo, que movimenta mais de R$ 1 trilhão no mundo todo por ano. São empregos em uma série de eventos, que incluem Fórmula 1, Stock Car, drift, sem falar da possibilidade de shows e outras atividades culturais. Com o diferencial de este ser um projeto alinhado com as exigências de sustentabilidade ambiental.