Meses após ser anunciado pela Mercedes, Kimi Antonelli vai pilotar outro carro
A Mercedes encontrou uma maneira de contornar a rigidez das regras de testes com carros antigos ao disponibilizar o W11, modelo de 2020, para Andrea Kimi Antonelli durante a sessão desta semana em Jerez, na Espanha. Como o objetivo é um programa de aclimatação, a equipe optou por reservar os testes com carros mais modernos para usar em futuros trabalhos ao longo da temporada.
A informação foi divulgada pelo portal The Race. A polêmica sobre testes privados surgiu no ano passado, quando a Red Bull admitiu ter feito um teste com Max Verstappen ao volante do RB18 (carro de 2022) antes do GP da Espanha, com o intuito de buscar soluções para o RB20. Isso gerou preocupações nas demais equipes e na Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que decidiu reforçar as regras.
O que diz o regulamento para 2025?
A partir deste ano, os pilotos titulares só podem testar até 1.000 km em até quatro dias com carros de pelo menos duas temporadas passadas, dentro do programa TCP (testes com carros anteriores). Já os novatos terão até 20 dias de testes, sem limite de quilometragem.
Para 2025, Antonelli já poderia guiar o W14, carro utilizado por Lewis Hamilton e George Russell em 2023, mas isso significaria “queimar” a oportunidade de usá-lo durante a temporada, se necessário. Por isso, ele testará o W11, o primeiro modelo que se encaixa no regulamento THP (testes com carros históricos).
Vale ressaltar que os carros a partir de 2022 foram desenvolvidos com o conceito do efeito-solo, em que o assoalho é crucial para o ganho aerodinâmico. Em 2025, este será o último ano desse regulamento, pois a Fórmula 1 passará por grandes mudanças em 2026, com a introdução das novas unidades de potência.
A Fórmula 1 entra oficialmente em período de férias, com a próxima atividade sendo a única sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começará com o GP da Austrália, de 14 a 16 de março.