Não é só Rubinho e Schumacher: relembre outras ordens de equipe polêmicas na Fórmula 1
Durante o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, realizado no último domingo, uma situação assustadora envolvendo a McLaren chamou a atenção. Após Lando Norris e Oscar Piastri fazerem as suas últimas paradas no boxes, a equipe pediu para Norris ceder passagem para Piastri, que estava na liderança desde o início da corrida. Ele demorou algumas voltas mas cedeu o pedido e deixou o seu companheiro de equipe passar.
Essa não é a primeira e nem a última vez que isso irá acontecer na F1. Vária polêmicas envolvendo ordens de equipe já aconteceram no mundo da Fórmula 1, em especial que envolve Rubinho e Michael Schumacher no GP da Áustria de 2002, quando o brasileiro foi ordenado a ceder sua primeira posição para Shumacher e só foi fazer isso nos últimos metros da bandeira quadriculada. Relembre outros casos de ordens de equipes polêmicas.
Relembre outras ordens de equipes polêmicas como de Rubinho e Schumacher na F1
Melbourne, 1998-McLaren
Antes da Hungria, a McLaren já havia decidido inverter a ordem de chegada entre os seus pilotos. No GP de Melbourne de 1998, a McLaren havia decidido que o piloto à frente teria tratamento preferencial. Mika Hakkinen e David Coulthard, companheiros de equipe, estavam em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Um pit-stop fez Hakkinen perder temporariamente a posição para Coulthard. Nas voltas finais, Coulthard, com uma vantagem de 12 segundos, recebeu ordens para inverter as posições e permitir que Hakkinen vencesse a corrida. Ele obedeceu faltando três voltas para o fim da prova.
Bélgica, 1998-Jordan
No GP da Bélgica de 1998, o caos tomou conta da corrida e Damon Hill conseguiu se aproveitar da sorte para liderar a corrida. Para evitar maiores problemas, ele pediu ao chefe da equipe, Eddie Jordan, para não permitir disputa entre ele e seu companheiro de equipe, Ralf Schumacher. O pedido foi atendido e a equipe manteve essa ordem e garantiu uma dobradinha. Essa situação também causou a saída de Ralf para a Williams, com seu irmão pagando a multa recisória.
Alemanha, 2010-Ferrari
Desde o acontecido entre Rubinho Barrichello e Michael Schumacher, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) proibiu as ordens de equipe. Porém, em 2010, a Ferrari utilizou de códigos para mandar Felipe Massa ceder sua posição para Fernando Alonso. A frase “Fernando is faster than you” ficou marcada como uma ordem da equipe para deixar o espanhol passar. Ao final do ano, a entidade decidiu liberar novamente as ordens de equipe.
Malásia, 2013-Red Bull
A relação entre Mark Webber e Sebastian Vettel nunca foi a das melhores dentro da Red Bull. Aos poucos ela foi se desgatando, sendo que a Malásia foi o ponto mais baixo disso. Durante a corrida, Webber conseguiu segurar as pontas e parecia que poderia conquistar uma vitória tranquila. A equipe havia pedido para que Vettel deixasse o seu carro atrás do australiano, com a orde “multimap 21”, onde o carro dois seguiria a frente do um. Porém, o quatro vezes campeão do mundo desobedeceu e foi para cima, conseguindo concretizar a ultrapassagem e conquistou a vitória.