Nelson Piquet na verdade tem 5 títulos da Fórmula 1, mas a imprensa diz que ele só ganhou 3
Se você acha que o grande Nelson Piquet tem “apenas” três títulos mundiais na Fórmula 1, saiba que não é bem assim essa história. O ex-piloto brasileiro gravou seu nome na história da categoria com três conquistas na disputa de pilotos (1981 – 1983 – 1987). Mas essas vitórias não terminam por aí.
Muitos fãs da Fórmula 1 ficam ligados na disputa do mundial de pilotos, mas esquecem que existe a disputa de construtores. Claro que tradicionalmente é uma conquista voltada para a equipe, mas como o time venceria sem a valiosa ajuda do piloto?
Com isso, Nelson Piquet na realidade tem cinco títulos mundiais no currículo. Conquistas com um sabor especial com direito a duas oportunidades vencendo sem ter o melhor carro, algo extremamente raro na Fórmula 1 e que apenas o brasileiro conseguiu mais de uma vez, com talento e grande censo no acerto dos carros, marcas conhecidas do ex-piloto.
Os outros dois títulos mundiais de Piquet
A primeira conquista de Nelson Piquet no mundial de pilotos veio em 1981 pela Brabham, título carimbado na última corrida da temporada, no GP de Las Vegas. Mesmo não tendo o melhor carro, Piquet superou o favorito Carlos Reutemann para buscar a tão sonhada glória.
O carro de fato era inferior a Williams, prova disso ficou no mundial de construtores onde a Brabham somou 61 pontos contra impressionantes 95 do time de Sir Frank Williams.
Já em 1983 o carro também não era melhor pelas leis da aerodinâmica, mas na pista Piquet foi fundamental pra fazer da Brabham um carro competitivo a ponto de incomodar as Renault de Alain Prost e Eddie Cheever e a poderosa Ferrari de René Arnoux e Patrick Tambay.
O título de pilotos Piquet venceu na corrida final na África do Sul, com direito a tática inovadora de reabastecimento que os outros ainda não sabiam copiar com maestria. Mas o título de construtores passou longe da Brabham, que se contentou com o 3º lugar, atrás de Ferrari e Renault respectivamente.
Veio então o primeiro mundial de construtores e curiosamente sem o título de pilotos. Alain Prost quebrou a banca com a McLaren e levou o caneco do mundial de pilotos em 1986, na última corrida do ano disputada na Austrália.
Essa é uma das maiores zebras da história da F1, dada a superioridade das Williams de Piquet e Nigel Mansell. Na disputa dos construtores a Williams levou com certa tranquilidade: 141 contra 96 da McLaren.
Já em 1987 conquista completa. Piquet nem precisou correr o GP do Japão para conquistar o tricampeonato de pilotos, isso aconteceu devido ao acidente sofrido por Nigel Mansell ainda nos treinos. Já no mundial de construtores foi uma lavada, a Williams era muito superior e anotou 137 contra apenas 76 da McLaren.
Esse assim Piquet conquistava o terceiro título de piloto e o segundo de construtores, totalizando cinco conquistas na maior categoria do automobilismo mundial. Por essas e outras, o brasileiro faz parte da rica história da velocidade.