Nelson Piquet venceu corrida no Brasil e teve vitória retirada pela direção de prova
O Grande Prêmio da África do Sul inaugurou pela primeira vez o calendário da Fórmula 1 em 1982, para muitos foi a temporada mais maluca da história da categoria, o fato mais marcante do ano foi a morte de Gilles Villeneuve no Grande Prêmio da Bélgica, em 9 de maio, a quinta corrida do campeonato.
A temporada culminou no GP dos Estados Unidos, em Las Vegas, com a Williams garantindo seu segundo título no Campeonato Mundial de Pilotos através de Keke Rosberg, o finlandês conquistou o caneco vencendo apenas uma corrida naquele ano.
Piquet desclassificado e dando adeus a vitória
Outro GP marcante aconteceu no Brasil, começando com uma inovação na cobertura do Grande Prêmio pela Rede Globo. Foi a apresentação da pista de Jacarepaguá, realizada a partir de um buggy conduzido por Roberto Pupo Moreno, na época piloto de testes da equipe Lotus.
Uma câmera foi montada no carro, proporcionando aos telespectadores uma visão em primeira pessoa do percurso do circuito de Jacarepaguá. A corrida, realizada em 21 de março.
O GP do Brasil de 1982 foi marcado pela notável recuperação de Nelson Piquet do acidente que havia sofrido no ano anterior. Durante a corrida, o piloto brasileiro realizou seis ultrapassagens antes de assumir a liderança. No entanto, Piquet foi desclassificado da prova devido a irregularidades no peso de sua Brabham, deixando a vitória para o francês Alain Prost, da equipe McLaren.
Piquet esteve longe de conseguir sequer sonhar com o bicampeonato naquele ano. O brasileiro sofreu demais naquele com a Brabham, abandonou muitas corridas e teve que se contentar com o modesto 11º lugar no mundial de pilotos. No ano seguinte, Piquet voltaria a ser dominante, vencendo a batalha contra Alain Prost, da Renault, e conquistando o segundo título mundial, na África do Sul.