Nem Piastri, nem Norris: McLaren tem outra arma secreta na Fórmula 1
A McLaren vive um grande momento na Fórmula 1, com duas vitórias nas duas primeiras corridas da temporada 2025. Mas, engana-se quem pensa que a dupla de pilotos Oscar Piastri e Lando Norris, são os “caras” da equipe. O CEO da McLaren, Zak Brown, destacou Andrea Stella como a “arma secreta” do time na busca pelos títulos da categoria.
A escuderia começou a temporada com força total, conquistando vitórias na Austrália e na China com Lando Norris e Oscar Piastri, respectivamente. Atualmente, Norris lidera o campeonato de pilotos com oito pontos de vantagem sobre Max Verstappen, enquanto Piastri está dez pontos atrás. No campeonato de construtores, a McLaren ocupa a liderança, 21 pontos à frente da Mercedes.
O desempenho do MCL39 mostra que Stella e sua equipe técnica construíram um carro competitivo para a temporada, algo que deixou Brown extremamente satisfeito, especialmente após a dobradinha em Xangai.
“Definitivamente, não foi tão simples quanto poderia parecer”, disse Brown à Sky Sports F1. “Nossa equipe fez um trabalho fantástico na estratégia. Mais uma vez, provamos que temos a melhor dupla de pilotos e, além disso, nossa maior vantagem é ter o melhor chefe de equipe da Fórmula 1. Essa combinação, somada ao trabalho incrível das pessoas na fábrica e nas pistas, está nos trazendo ótimos resultados. A disputa está muito equilibrada, então precisamos manter o foco.”
Renovação de longo prazo feita pela equipe
Recentemente, Brown garantiu a permanência de Piastri na equipe com um contrato de longo prazo, alinhado à duração do vínculo de Norris, assegurando a continuidade da dupla no futuro. Para ele, a renovação foi essencial para a estabilidade da equipe.
“Se você observar nosso pit wall, nossa liderança técnica, Andrea, nossos pilotos… tudo gira em torno de estabilidade, trabalho em equipe e camaradagem. Eles se dão muito bem e voltaram do intervalo entre temporadas extremamente focados, compreendendo tecnicamente as melhorias no carro. Ambos estão em seu melhor nível, e é ótimo vê-los desempenhando tão bem”, acrescentou.
O CEO acredita que a McLaren pode manter o bom desempenho no Japão, mas reconhece que a disputa segue aberta entre as quatro principais equipes. “Entramos em cada fim de semana sabendo que há quatro equipes com chances de vencer. O bom é que somos uma delas. Historicamente, somos fortes no Japão, que é um circuito incrível. A previsão era de que esta seria uma temporada épica da Fórmula 1, e acho que é exatamente isso que estamos vendo”, completou Brown.