Notícia confirmada: Ciclo de Valtteri Bottas é encerrado na Fórmula 1
Ninguém poderia imaginar essa situação. O finlandês Valtteri Bottas passa por um cenário que poucos torcedores da Fórmula 1 apostariam. Principalmente depois do piloto correr pela Mercedes e até mesmo brigar por vitórias na categoria.
Bottas não está vivendo sua melhor fase na Fórmula 1. Após 14 etapas nesta temporada, o finlandês não conquistou nenhum ponto e ocupa a última posição na classificação, indo para as férias de verão zerado. Com isso, Bottas encerrou um ciclo na categoria, pela primeira vez sem pontos desde sua estreia em 2013.
Como foi a última vez?
Há nove anos, Bottas fazia sua estreia com a Williams, uma equipe que lutava para recuperar sua competitividade. Naquele campeonato, seu único resultado dentro da zona de pontos foi um oitavo lugar no GP dos Estados Unidos, somando quatro pontos.
Nas três temporadas seguintes com a Williams, Bottas alcançou resultados mais competitivos, incluindo nove pódios e um quarto lugar em 2014.
Posteriormente, assinou com a Mercedes após a aposentadoria de Nico Rosberg, equipe na qual competiu de 2017 a 2021. Durante esse período, Bottas conquistou dois terceiros lugares no campeonato e dois vice-campeonatos.
Após deixar a Mercedes, Bottas passou dois anos na Alfa Romeo, que este ano foi renomeada para Sauber. Em 2023, sua campanha não foi a melhor, com apenas quatro corridas pontuadas e um total de dez pontos. No entanto, a temporada de 2024 tem sido ainda mais difícil.
Após 14 GPs, Bottas não somou nenhum ponto e, pela primeira vez desde sua estreia, vai para as férias de verão zerado. Ele está na última posição da tabela, atrás de Guanyu Zhou e Logan Sargeant, ambos também sem pontos.