Notícia na Europa: revelação sobre os pilotos que estão na briga por vaga na Cadillac
O anúncio oficial da entrada da Cadillac na Fórmula 1 a partir de 2026 abre novas possibilidades no mercado de pilotos. Com a expansão do grid para 22 carros, cresce a expectativa sobre as escolhas da equipe apoiada pela General Motors: a preferência será por veteranos experientes ou jovens talentos? A nacionalidade dos pilotos influenciará na decisão?
Revelado: seis nomes estão na disputa
Graeme Lowdon, chefe da equipe americana, abordou essas questões. O ex-presidente e diretor esportivo da Manor comentou sobre as movimentações da Cadillac no mercado e revelou que, além dos nomes já especulados — com destaque para o californiano Colton Herta, de 24 anos —, pelo menos outros cinco pilotos estão na disputa pelas duas vagas disponíveis.
Foco no mérito
“Definitivamente, a seleção será baseada no mérito”, afirmou Lowdon, enfatizando que a nacionalidade americana não será um critério decisivo, mas também não será um fator negativo. “A Fórmula 1 não é um parque de diversões, é o ápice do automobilismo. Existem pelo menos seis, talvez mais, candidatos com credenciais sólidas para ingressar ou retornar à categoria.
“Ter um piloto americano? Pessoalmente, não vejo por que não poderia acontecer, desde que seja escolhido por mérito. Seria algo que os fãs gostariam de ver, mas nosso foco principal é sempre a qualidade do piloto. Temos um trabalho a fazer.”
No caso de Herta, a principal barreira é a Superlicença. “Atualmente, Colton não possui os pontos necessários para obtê-la e, se essa situação permanecer inalterada, será um obstáculo para ele”, admitiu Lowdon. “Seu talento é inegável, então não é surpresa que o estejamos considerando, assim como vários outros pilotos. Mas não podemos selecionar alguém que não atenda aos requisitos da FIA, e essa é uma realidade que precisamos levar em conta.”
Zhou na disputa?
Outro nome especulado para a Cadillac é Zhou Guanyu. Com experiência na Fórmula 1 e forte apelo no mercado chinês, Zhou recentemente assumiu o papel de piloto reserva da Ferrari, fornecedora de motores da Cadillac nas duas primeiras temporadas da equipe. Além disso, Lowdon faz parte do grupo de gerenciamento que cuida da carreira do piloto de Xangai.
“Acredito que Zhou tem feito um trabalho excepcional em circunstâncias desafiadoras”, afirmou Lowdon. “O que me ajuda bastante é que não preciso avaliar seu histórico de desempenho, pois acompanhei sua trajetória de perto. Isso é um ponto positivo.
“Mas há critérios bem estabelecidos para a escolha dos pilotos, então não há favorecimento para Zhou ou qualquer outro nome com quem possamos negociar para compor nosso grid.”