Notícia sigilosa envolvendo Michael Schumacher veio à tona na Europa
É comum que pilotos de Fórmula 1 recebam carros das equipes para uso pessoal. Charles Leclerc, por exemplo, já foi presenteado com uma SF90 XX Stradale, e agora tem Lewis Hamilton como companheiro na Ferrari.
O mesmo aconteceu com Michael Schumacher em 1996, quando recebeu uma Ferrari F355 GTS. Esse veículo foi leiloado em fevereiro, pela renomada casa RM Sotheby’s, mas o valor da venda permanece um mistério, já que o leilão foi realizado de forma sigilosa.
Isso significa que nem o comprador nem o valor da transação foram divulgados. Como referência, a F355 mais cara já arrematada em leilão foi vendida por 307 mil dólares, cerca de R$ 1,8 milhão. No entanto, devido ao fato de ter pertencido a Schumacher, é provável que o valor tenha sido significativamente maior.
A RM Sotheby’s destacou que essa unidade foi a “primeira Ferrari de Schumacher”, um detalhe que certamente agregou valor ao carro. Além disso, o esportivo conta com o autógrafo do heptacampeão na parte traseira do encosto do banco do motorista, tornando-o um item de grande valor para colecionadores.
A Ferrari F355 GTS de Schumacher
A F355 GTS era um dos carros favoritos de Schumacher, que ingressou na Ferrari em 1996. O modelo foi personalizado de acordo com as preferências do piloto alemão, com carroceria na cor Blu Le Mans e interior em tonalidade creme.
Segundo o manual de manutenção, o carro foi entregue à Weber Management GmbH, empresa do empresário de Schumacher, Willi Weber, em 30 de abril daquele ano — apenas dois dias após o Grande Prêmio de Nürburgring, no qual o alemão terminou em segundo lugar. O esportivo foi usado principalmente em Mônaco, onde Schumacher residia, e sua primeira revisão foi realizada em uma concessionária Ferrari, quando o carro tinha 1.639 km rodados.
Não se sabe exatamente por quanto tempo Schumacher manteve a F355 GTS, mas registros indicam que o veículo foi transferido para Pierre Valentin, de Mougins (França), em 2002. Em 2004, um novo proprietário adquiriu o carro, que recebeu a certificação “Ferrari Classiche” apenas em 2020. Esse documento confirma sua autenticidade como um modelo clássico, embora o motor não seja mais totalmente original.
A RM Sotheby’s revelou que a unidade passou por um serviço de manutenção em setembro de 2024, realizado pela FMS Ferrari. O trabalho incluiu a instalação de um novo para-brisa, substituição das pastilhas de freio traseiras, correias dentadas, velas de ignição, bateria e a restauração do painel de instrumentos.
Um ícone da Ferrari
A Ferrari F355 GTS vem equipada com um motor V8 3.5 litros, capaz de gerar 381 cv de potência e 37 kgfm de torque. O modelo atinge uma velocidade máxima de 295 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Entretanto, uma das características mais marcantes do carro é o câmbio manual de seis marchas, algo cada vez mais raro nos esportivos modernos.
Sem dúvida, trata-se de um modelo especial, não apenas pela sua performance, mas também pelo vínculo histórico com um dos maiores pilotos de todos os tempos.