Notícia sobre a saída de Jack Doohan da Alpine acaba de chegar da Europa
O ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert acredita que Jack Doohan pode ser substituído por Franco Colapinto “num piscar de olhos” na Alpine, caso cometa um erro. A promoção do jovem na equipe francesa para uma vaga em tempo integral na F1 foi confirmada em agosto. No entanto, no mês passado, o time também anunciou a contratação de Colapinto.
Após disputar nove corridas pela Williams, substituindo Logan Sargeant, Colapinto foi rapidamente recrutado pela Alpine para atuar como terceiro piloto reserva. Há relatos de que Doohan tem contrato garantido apenas para as cinco primeiras corridas da próxima temporada, o que alimenta especulações sobre uma possível estreia do argentino ainda este ano.
Herbert afirmou que Doohan já está sob intensa pressão e alertou que o conselheiro Flavio Briatore não hesitará em substituí-lo caso cometa um deslize.
“Acredito que Jack Doohan já sente que seu tempo é limitado. Quando converso com as pessoas, elas compartilham essa mesma percepção”, disse Herbert ao Casinoutanspelpaus.
“Doohan precisa entregar resultados e, se não for capaz de superar Pierre Gasly, conhecendo Flavio Briatore como conheço, ele estará fora.
“Ele será substituído num piscar de olhos. A pressão está inteiramente sobre seus ombros agora.“
Pressão máxima para Doohan
Entre os seis estreantes em tempo integral na Fórmula 1 este ano, Doohan é, de longe, o que mais corre risco de uma saída precoce.
Essa situação é particularmente difícil para o piloto australiano, considerando a lealdade demonstrada à Alpine nos últimos anos.
No entanto, como Herbert ressalta, a pressão faz parte do automobilismo de elite, e Doohan precisa simplesmente entregar resultados.
“Infelizmente, isso faz parte do esporte, especialmente na Fórmula 1, onde nem sempre há espaço para erros. A pressão sobre Doohan é enorme, mas esse é o jogo“, destacou Herbert.
“Ele precisa entrar no carro e mostrar desempenho. Gasly está muito bem ajustado à equipe no momento, com um forte apoio interno, especialmente por ser francês.
“Agora, tudo recai sobre Doohan, que sente essa pressão intensa porque Franco Colapinto estará sempre por perto nos bastidores.
“Ele estará lá, visível na TV, próximo de Briatore, o que pode plantar pequenas dúvidas na cabeça de Doohan. E na Fórmula 1, a dúvida é algo que ninguém pode se permitir.”