Nova classificação da F1 revelada: Norris está à frente de Max Verstappen
A Fórmula 1 2024 com o passar das etapas não vem dando motivos para os fãs da maior categoria da velocidade reclamarem. O equilíbrio cada vez maior das equipes e mais pilotos brigando pela vitória, são um tempero a mais em um ano cada vez mais empolgante. Mas o momento é de descanso, já que estamos no tradicional período das férias de verão.
Falando nessa pausa, esse é o momento ideal para analisar alguns dados estatísticos da primeira metade do campeonato que agora estão disponíveis. Embora os números não revelem tudo, eles podem, quando contextualizados, confirmar ou contradizer as primeiras impressões formadas durante os Grandes Prêmios. E agora uma nova classificação da Fórmula 1 foi revelada: número de voltas completadas.
Considerando as voltas completadas nas primeiras 14 corridas do ano, a McLaren se destaca, liderando essa estatística devido à confiabilidade impecável e ao excelente desempenho de seus pilotos. De fato, com 845 voltas completadas, Oscar Piastri é o único do grid a ter completado 100% das voltas realizadas até agora na temporada.
Lando Norris à frente de Verstappen na classificação
Logo atrás dele estão Fernando Alonso, com 840 voltas, e Lando Norris, companheiro de Piastri, com 838. Norris perdeu a chance de alcançar Piastri como líder desta classificação específica devido ao acidente com Max Verstappen nas voltas finais do GP da Áustria.
Do ponto de vista da confiabilidade, a Ferrari também tem motivos para sorrir, ocupando a segunda posição no ranking de voltas completadas com 1641 voltas (42 a menos que a McLaren). Essas voltas foram distribuídas entre os três pilotos que a equipe utilizou nesta temporada: Charles Leclerc, Carlos Sainz e Ollie Bearman, que substituiu o espanhol na Arábia Saudita.
No entanto, o abandono de Max Verstappen no GP da Austrália, na fase inicial da corrida, fez com que o líder do campeonato, que completou 93,4% das voltas programadas, caísse para a décima posição neste ranking, ficando atrás de Norris, seu atual grande rival pela briga do título desta temporada.
Entre os pilotos das equipes de ponta, Sergio Perez está mais uma vez na retaguarda. Checo, que foi confirmado apenas até o final da temporada pela Red Bull após estar perto de sair, completou apenas 746 voltas, 99 a menos que Piastri, representando apenas 88,2% do total esperado.
Pérez decepcionando
Sua queda na classificação foi causada pelos dois acidentes que sofreu em Mônaco e no Canadá, além das duas voltas de atraso em relação ao vencedor no GP da Inglaterra. Apenas Gasly e Sargeant tiveram um desempenho pior, conforme os números.