Nova pista da F1 na Arábia promete quebrar limites do automobilismo
Nesta terça-feira (05), a Arábia Saudita anunciou formalmente o circuito de Qiddya, o qual apresentará como destaque uma primeira curva de grande inclinação, com uma altura que ultrapassa 20 andares. Este novo autódromo será o futuro local do Grande Prêmio local de Fórmula 1.
Desde sua inclusão no calendário em 2021, o cenário para o Grande Prêmio tem sido o circuito de rua de Jeddah, uma pista de alta velocidade localizada à beira-mar. No entanto, sempre houve planos de transferir a etapa para um autódromo permanente em Qiddya, uma nova cidade projetada dentro do âmbito do Saudi Vision 2030, que visa a modernização do país.
Arábia revelou os primeiros detalhes
A Arábia Saudita revelou agora as primeiras representações digitais do circuito anti-horário, concebido pelo ex-piloto de Fórmula 1 Alex Wurz e pelo designer de circuitos Hermann Tilke. O circuito, de nível 1 pela FIA, destaca-se principalmente pelas suas variações de elevação, com uma diferença de 108 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo.
O ponto focal é a curva 1, apelidada de “Blade”, com uma elevação de 70 metros, equivalente a mais de 20 andares. O objetivo é que o Qiddya Speed Park combine as características dos circuitos permanentes e de rua, oferecendo múltiplas configurações e setores de alta e baixa velocidade.
Abdullah Aldawood, diretor da Qiddyah Investment Company, comentou: “O Speed Park Track será um testemunho do compromisso da filosofia de Qiddyah, estabelecendo a cidade como o epicentro do automobilismo saudita”.
“Visitantes e espectadores serão tratados em uma das experiências mais únicas do mundo com uma pista pioneira que estará pronta para sediar os principais eventos do automobilismo mundial”.
Conforme detalhado no material divulgado para a imprensa, as arquibancadas serão substituídas por “múltiplos pontos de observação elevados e terraços”, com o espaço incluindo um palco musical e uma montanha-russa próxima à pista.
O circuito está localizado a 50 km da capital Riyadh, que atualmente sedia a Fórmula E. Qiddyah fará parte de um novo complexo comercial e de entretenimento em construção próximo a uma cordilheira.
Mike Reininger, CEO da Qiddyah Investment Company, a empresa por trás do circuito, afirmou anteriormente ao Motorsport.com: “Estamos construindo para receber eventos como MotoGP, WEC, campeonatos regionais e nacionais, e até mesmo a Fórmula 1”.