Novas regras podem deixar carros da Fórmula 1 mais lentos que F2? Saiba a verdade
As novas regras da Fórmula 1 para 2026 mal foram apresentadas e já estão causando preocupação nas equipes. Apesar de ainda não terem visto a versão final do regulamento, os times tiveram acesso a alguns rascunhos e realizaram testes iniciais em simuladores. O resultado foi surpreendente: os carros de 2026 da F1 podem ser mais lentos que os atuais da Fórmula 2.
A Fórmula 1 sempre se orgulhou de ser a categoria mais avançada do automobilismo, com tecnologias de ponta e os carros mais rápidos do mundo. No entanto, isso pode mudar se as regras propostas pela FIA forem adotadas conforme estão escritas no momento.
“Com base nos rascunhos do regulamento, e é importante enfatizar que são apenas rascunhos, ainda há muito trabalho a ser feito. Os carros não serão rápidos o suficiente nas curvas e serão rápidos demais nas retas. Esses dois aspectos precisam ser reequilibrados”, afirmou Andrea Stella, chefe da McLaren.
Chefe da Williams falou sobre desempenho no simulador
James Vowles, chefe da Williams, acompanhou os testes do novo regulamento no simulador da equipe e, ao ser questionado sobre a possibilidade de os carros serem mais lentos que os da F2, respondeu:
“No simulador, sim. É fundamental que continuemos sendo a categoria líder do automobilismo. É assim que nos vemos. Somos o topo. Por isso, precisamos garantir que mantenhamos a performance e a velocidade que temos hoje. E agora, acho que Andrea resumiu bem, há um desequilíbrio fundamental. A diferença de performance para um carro da F2 pode ser de apenas alguns segundos”, disse ele.
Apesar da preocupação, Vowles acredita que a F1 não ficará tão próxima da F2 em termos de velocidade. “Nesta semana, na verdade, houve duas mudanças que reduziram bastante o downforce. Estou confiante de que chegaremos a uma solução melhor. Não estamos tão longe. Só precisamos de um pouco mais de trabalho”, completou o chefe da Williams.