Oficial (15/04): Regulamento não deixa dúvida e Felipe Massa tem perda confirmada
A promotora da Stock Car Pro Series, Vicar, anunciou nesta segunda-feira (15) uma modificação temporária no sistema de pontuação do campeonato de 2024. Devido às condições climáticas adversas, que tornaram arriscada a realização da Corrida 2 da etapa do Velocitta, em colaboração com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a promotora optou por adiar a disputa da prova.
Com a vitória de Felipe Massa na Corrida 1, o piloto da equipe TMG, patrocinado pela Lubrax, assumiu a liderança. No entanto, de acordo com as regras estabelecidas, para que uma etapa seja considerada válida, ambas as corridas devem ser realizadas.
Portanto, para a etapa de Interlagos, que está programada para este fim de semana (20 e 21 de abril), a pontuação pré-Velocitta será utilizada, com isso Felipe Massa tem a perda da liderança confirmada, mantendo assim Gabriel Casagrande como líder do campeonato.
“A situação era de muito risco de acidente por falta de aderência e visibilidade. A decisão foi em comum acordo com equipes e pilotos, assim como por sugestão da CBA”, explica Fernando Julianelli, CEO da Vicar.
Pontuação de Felipe não será perdida e já tem dada para ser aplicada
O CEO ainda fez questão de deixar claro que Felipe Massa e os outros pilotos não serão prejudicados e já informou quando de fato a pontuação da corrida será computada.
“Massa e os demais pilotos que foram bem na Corrida 1 do Velocitta não perderam os pontos. É apenas o adiamento da aplicação daquela pontuação até que a etapa esteja completa, exigência para que seja válida. Não há prejuízo para ninguém. A questão é que o regulamento está para um campeonato como a Constituição está para o país: precisa ser cumprido e respeitado, senão a própria disputa perde o sentido. As regras são referendadas por todos antes do início da temporada. Então, resta a nós aplicá-las para que a competição seja o mais justa possível”, finalizou Julianelli.
A etapa interrompida devido à chuva, agora suspensa, será concluída com a realização da Corrida 2 no dia 28 de junho, sexta-feira que antecede o próximo compromisso da categoria no Autódromo Velocitta. “Os pilotos largarão com o mesmo lastro, pneus e peso que teriam na Corrida 2 que foi suspensa. Ao completarmos a corrida no Velocitta, proporcionaremos um cenário ideal, pois se trata da mesma pista onde originalmente competiríamos”, explica Julianelli.
A suspensão da etapa, até que seja finalizada com a realização da Corrida 2, está em conformidade com os artigos 4.1.1, 5.1, 5.7, 8.2, 19.2, 19.3 e 24.1 do regulamento desportivo da Stock Car. Com a alteração, a pontuação voltará a ser a seguinte:
Classificação do campeonato da Stock Car após a etapa de Goiânia (top-10):
1º – Gabriel Casagrande, 111 pontos
2º – Julio Campos, 105
3º – Felipe Baptista, 94
4º – Lucas Foresti, 91
5º – Bruno Baptista, 87
6º – Felipe Massa, 82
7º – Rubens Barrichello, 82
8º – Rafael Suzuki, 80
9º – Guilherme Salas, 65
10º – Enzo Elias, 58