Oficial: Antonelli é escolhido e vai colocar o macacão para pilotar pela Mercedes
A nova joia do automobilismo mundial veste as cores da Mercedes, esse é Andre Kimi Antonelli. O jovem é a grande aposta de Toto Wolff para as flechas de prata, sendo depositado grande esperança (e pressão) para manter o time no topo da Fórmula 1. Agora surge uma nova notícia oficial sobre o italiano.
Antonelli foi escolhido e vai colocar o macacão para pilotar pela Mercedes em um teste com o W13 em Spa-Francorchamps, em um dia de testes após o Grande Prêmio da Bélgica, que será disputado neste fim de semana.
O italiano, que conquistou sua segunda vitória na Fórmula 2 com uma pilotagem segura no Grande Prêmio da Hungria no último fim de semana, é um forte candidato para ocupar o lugar deixado vago na Mercedes com a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari.
Após já ter competido em várias corridas com um carro mais antigo da Mercedes nesta temporada, Kimi Antonelli assumirá o volante de um Mercedes W13 2022 para um dia de testes em Spa-Francorchamps.
Em declarações à imprensa, antes do Grande Prêmio da Bélgica, Andrew Shovlin, chefe de engenharia de pista da Mercedes, confirmou que, apesar das dificuldades logísticas para organizar tais testes, Antonelli terá mais um dia ao volante como parte do programa de Testes de Carros Anteriores (TPC) da equipe.
“É difícil encontrar oportunidades para realizar um programa TPC devido ao calendário agitado da F1. Não temos uma equipe separada para isso”, afirmou Shovlin.
“Uma das consequências do teto de custos é que não temos mais a equipe de testes que tínhamos anteriormente, e Kimi está muito ocupado com seu calendário de F2, o que é um grande foco quando você está na Europa.
“Temos mais eventos planejados. Passaremos um dia com ele em Spa após o fim de semana de corrida.”
Chefe confirma mais oportunidades para Antonelli
Shovlin também confirmou que Antonelli terá mais oportunidades como parte do programa de Testes de Carros Anteriores (TPC), o que ampliará sua experiência com um carro de Fórmula 1. O italiano continua sendo o principal candidato para assumir um cockpit na próxima temporada.
“Temos outros eventos agendados para o final do ano, e tudo está indo bem. Os próximos programas serão focados em aprimorar a abordagem para a qualificação e corridas longas, além de ajudá-lo a identificar áreas para trabalhar e melhorar”, explicou Shovlin.
Enquanto a Mercedes tenta convencer Max Verstappen a deixar a Red Bull, Antonelli se destaca como o candidato principal, especialmente depois que as negociações com Carlos Sainz, atual piloto da Ferrari, foram interrompidas há algumas semanas.
Com uma base sólida de experiência adquirida em Imola, Silverstone e Red Bull Ring, o dia de testes em Spa proporcionará ao italiano mais horas valiosas ao volante de um carro de Fórmula 1 quase contemporâneo, em um momento em que testar os carros atuais é quase impossível.