Oficial: Confirmado o substituto de Esteban Ocon na Alpine
Sem dúvida a Alpine é a equipe que mais está movimentando os bastidores da Fórmula 1 nesta semana. Após confirmar a saída de Esteban Ocon no final da temporada, o time francês definiu o substituto do futuro ex-piloto.
Mas não estamos falando do substituto para temporada 2025, trata-se de um nome que vai substituir Ocon no Treino Livre1, no GP do Canadá. E o escolhido foi Jack Doohan, que completará sua quinta sessão de TL1 neste fim de semana, pilotando o carro da Alpine, no circuito Gilles Villeneuve.
As equipes são obrigadas a colocar novatos, pilotos com dois Grandes Prêmios ou menos em seu currículo, em duas sessões de TL1 ao longo da temporada. A Alpine aproveitará a sessão de abertura em Montreal para cumprir uma dessas obrigações.
Piloto já é membro da equipe
Doohan, membro da Academia Alpine, é o favorito de muitos para conseguir a vaga em 2025, após a saída de Ocon, confirmada no início desta semana. O australiano de 21 anos, que atualmente atua como piloto reserva da equipe, estará no A524 neste fim de semana.
“Estou muito animado para entrar na pista de Montreal para o TL1”, disse ele após a confirmação.
“Será a primeira vez que piloto no Circuito Gilles-Villeneuve, pelo qual estou ansioso. Estou grato à equipe pela oportunidade de obter mais tempo de pista e também de me familiarizar com as máquinas de 2024 no início da temporada. Isto também ajudará no trabalho que estou fazendo no simulador, principalmente nas rodadas europeias.
Doohan já participou de sessões de TL1 no México e em Abu Dhabi em 2022 e 2023. Ele entrou para a Academia Alpine em 2022 e alcançou o terceiro lugar no campeonato de Fórmula 2 da temporada passada.
O chefe da equipe, Bruno Famin, afirmou: “No Canadá, decidimos utilizar a primeira sessão de treino livre obrigatória para jovens pilotos, com Jack Doohan no carro no lugar de Esteban, dando-lhe a oportunidade de assumir o volante do A524.”