Onde foram parar os pilotos da F1 de 1998, ano do então último título da McLaren?
No dia 8 de dezembro, no Grande Prêmio de Abu Dhabi, a McLaren conseguiu acabar com um terrivel tabu graças a vitória de Lando Norris. A equipe voltou a conquistar o Mundial de Construtores da F1 após 26 anos. A última vez que a equipe tinha conquistado esse título foi em 1998, quando ainda usava a cor prateada em seu carro. Entre os pilotos que estão no grid atual, Fernando Alonso era quem estava mais perto de fazer sua estreia, que veio a acontecer em 2001.
Entre os nomes que fizeram parte do paddock daquele ano, a grande maioria já não participa mais de competições profissionais de automobilismo. Ainda, muitos já atuam como comentaristas ou analistas da principal categoria do automobilismo mundial. Abaixo, confira um resumo sobre o que aconteceu com os pilotos que correram em 1998 na Fórmula 1.
Veja qual fim levou os pilotos da F1 em 1998, marcada pelo título de construtores da McLaren
Mika Hakkinen
Mika Häkkinen, bicampeão de F1 pela McLaren, deixou o esporte em 2001 após queda de desempenho. Competiu na DTM e, desde então, atua como gestor, embaixador e analista da Viaplay, destacando-se por suas opiniões sobre a Fórmula 1.
Michael Schumacher
Após a temporada de 1998, Michael Schumacher conseguiu conquistar mais cinco títulos mundiais da Fórmula 1, entre os anos de 2000 a 2004. Ele abandou a categoria em 2006, mas retornou em 2010 para correr pela Mercedes. Em 2012, ele resolveu se aposentar de vez das pistas. O alemão está sumido dos holofotes da mída desde 2013, quando sofreu um gravíssimo acidente de esqui.
David Coulthard
Companheiro de Mika Hakkinen na McLaren naquela temporada, a passagem de David Coulthard pela Fórmula 1 teve fim em 2008, quando correu pela última vez pela Red Bull. Atualmente, ele atua como comentarista da categoria e ainda participa de eventos com a esquadra austríaca.
Eddie Irvine
Companheiro de equipe de Michael Schumacher na Ferrari, Eddie Irvine foi um dos pilotos que seguiram um caminho diferente das transmissões da F1. Ele decidiu focar na sua vida como empresário, que lhe rende frutos até os dias de hoje.
Jacques Villeneuve
Após deixar a F1 em 2006, o canadense competiu em diversas categorias, como NASCAR e Le Mans, onde foi 2º em 2008. Atuou como comentarista e teve breve incursão na música.
Damon Hill
Campeão de 1996, a passagem de Damon Hill pela Fórmula 1 ganhou um ponto final em 1999. Foi presidente do British Racing Drivers’ Club e comentarista da Sky F1 até este ano. Para a próxima temporada, o seu destino ainda é incerto.
Heinz-Harald Frentzen
Após sair da Fórmula 1 em 2003, Heinz-Harald Fretzen chegou a competir na DTM e GT. Nos dias de hoje, ele gerencia negócios familiares, apoia projetos sustentáveis, além de se manter ativo nas redes sociais.
Giancarlo Fisichella
Após deixar o mundo da principal categoria do automobilismo mundial, Giancarlo Fisichella tornou-se piloto de fábrica da Ferrari, onde conquistou títulos de GT. Atualmente, além de competir nesta categoria, ele também aproveita seus tempos livres como DJ.
Ralf Schumacher
Após deixar a F1 em 2007, Ralf competiu no DTM até 2012, mas sem grande sucesso. Ele assumiu papéis de mentor no automobilismo e supervisiona a carreira de seu filho, David Schumacher, enquanto atua como comentarista.
Jean Alesi
Alesi teve uma carreira sólida no DTM após a Fórmula 1, além de ter participado de corridas clássicas, como o Grande Prêmio Histórico de Mônaco. Ele também tem envolvimento ocasional com corridas clássicas e eventos de resistência.
Rubens Barrichello
Após deixar o mundo da Fórmula 1, Rubens Barrichello competiu na Fórmula Indy por alguns anos. Porém, no Brasil foi onde ele conseguiu ter maior sucesso. Na Stock Car, o brasileiro conquistou seu primeiro título em 2014. Ele ainda segue ativo na categoria, onde corre ao lado do seu filho, Dudu Barrichelllo
Mika Salo
Salo obteve sucesso nas corridas de resistência, com uma vitória em Le Mans. Ele Também atuou como comissário de pilotos da FIA na F1 e participou de categorias como Supercarros V8 e eventos clássicos.
Pedro Diniz
Após a F1, Diniz abandonou as corridas e focou em negócios e agricultura sustentável. Ele também promoveu o automobilismo no Brasil, fundando a Fórmula Renault 2.0, que teve fim em 2006.
Johnny Herbert
Herbert competiu em corridas de resistência, incluindo Le Mans, além de outras categorias menores. Ele teve uma carreira na TV, trabalhando como comentarista da Sky Sports até 2023, além de atuar como mentor de pilotos em um reality show.
Jarno Trulli
Trulli criou sua própria vinícola e equipe na Fórmula E. Ele também ajudou na carreira de seu filho, Enzo Trulli, que compete em categorias de base.
Jan Magnussen
Após deixar a F1, Jan se destacou em corridas de resistência, vencendo diversas classes em Le Mans e competições nos EUA. Recentemente, participou de corridas ao lado de seu filho, Kevin Magnussen.
Shinji Nakano
Nakano se envolveu em corridas de resistência, com várias participações em Le Mans, e atualmente trabalha como comentarista e no programa de jovens pilotos da Honda.
Esteban Tuero
Tuero competiu em carros de turismo na Argentina, vencendo o campeonato de Turismo Nacional Classe 3 em 2008. Ele se aposentou das corridas em 2016 e mantém uma vida discreta.
Ricardo Rosset
Após a F1, Rosset competiu em GT no Brasil e venceu a Taça Porsche GT3 Brasileira três vezes. Desde então, parece ter se afastado do automobilismo.
Toranosuke Takagi
Takagi retornou ao Japão, onde conquistou títulos na Super Formula e no Super GT. Ele encerrou sua carreira como piloto ativo em 2010.
Olivier Panis
Oliver Panis teve uma carreira em corridas de resistência e GT, além de fundar sua própria equipe, Panis Racing, que compete em provas de resistência.
Jos Verstappen
Jos competiu em Le Mans e na A1GP antes de focar na carreira de seu filho, Max Verstappen. Ele ainda compete ocasionalmente em eventos de resistência e sonha em correr ao lado de Max no futuro.