Para defender Verstappen, Alain Prost resolveu falar sobre reputação de Ayrton Senna
Max Verstappen é considerado por muitos como um dos maiores pilotos na história recente da Fórmula 1 e do automobilismo mundial. A sua temporada de 2024, mesmo que tenha terminado com a conquista do quarto título na sua carreira, Verstappen passou por vários problemas ao longo do ano. A Red Bull, após um grande inicio de ano, enfrentou problemas e viu outras equipes evoluir.
Esses problemas enfrentados também deram luzes a algumas caracteristicas do holandês na categoria. Na tríade de provas realizadas entre junho e julho, na Espanha, Áustria e Grã-Bretanha, ele foi bastante criticado pelo seu estilo de pilotagem agressiva. No Red Bull Ring, por exemplo, Verstappen causou a batida entre ele e Norris. Tudo isso rendeu várias críticas a ele. Quem saiu em defesa do tetracampeão foi Alain Prost. Ele afirmou que essas críticas devems ser feitas com base nos fatos e relembrou a reputação de Ayrton Senna e Michael Schumacher, que também eram agressivos nas pistas.
“As penalidades não devem ser baseadas na reputação, mas nos fatos. Não é incomum tentar fechar a porta à esquerda quando a próxima curva é para a direita. Isso faz parte de como se defende e tem sido assim desde que as corridas existem. Sim, Max é um piloto muito duro. Isso está em seu DNA e não vai mudar. Mas é isso que também o torna tão forte, e ele não deveria ser penalizado por sua imagem de piloto agressivo. Ayrton Senna e Michael Schumacher também tinham essa reputação de serem agressivos”, afirmou Prost.
Mesmo com críticas, Verstappen mantém estilo de pilotagem agressivo e conquista título
Essas críticas não atingiram Max Verstappen, que manteve o seu estilo de direção agressivo ao longo do ano e, inclusive, se envolveu em outras colisões com Lando Norris. O piloto holandês manteve a consistência ao longo da temporada e conseguiu superar seu concorrente para conquistar o título no Grande Prêmio de Las Vegas.