Penske venceu apenas uma vez na história da Fórmula 1
Quando cruzou a linha de chegada do GP da Áustria de 1976, em Osterreichring, John Marshall Watson fez história. Foi sua primeira vitória na Fórmula 1 e a primeira vitória de seu país, a Irlanda do Norte, na categoria máxima do automobilismo.
Aos 30 anos na época, Watson ainda conseguiu outro feito histórico. O piloto levou a Penske a conquistar um triunfo inédito e único na Fórmula 1. Poucos sabem disso, mas a lendária equipe da Fórmula Indy já tentou figurar na maior categoria do automobilismo mundial. Mas a caminhada não foi das melhores, por isso esse GP austríaco em 1976 tornou-se tão especial.
Breve passagem na F1 terminou com a saída de patrocinador
De 1974 a 1976, Roger Penske dividiu suas operações entre a Indy e a Fórmula 1. Durante esse período de três temporadas, Penske participou do mundo da Fórmula 1, conquistando uma única vitória com o britânico John Watson ao volante do modelo PC4, no GP da Áustria em Österreichring, em 15 de agosto de 1976. O carro estava equipado com um motor Ford V8.
A equipe Penske na Fórmula 1, ao contrário de sua contraparte na Indy, teve uma existência breve, embora tenha mostrado uma boa evolução durante o período em que competiu. Isso se deveu principalmente à morte do sócio de Roger e à saída do principal patrocinador, o Citibank.
Ao concentrar seus esforços no automobilismo norte-americano, Roger Penske se tornou o maior vencedor da categoria como equipe, expandindo seus negócios para outras divisões, como a NASCAR.