Piloto campeão no automobilismo fala o que pensa e espera uma chance na Fórmula 1
Esperando ser mais uma vez deixado de lado para uma promoção na Fórmula 1, o veterano júnior da Sauber, Theo Pourchaire, admite que isso “dói”, pois acredita que merece uma oportunidade.
O piloto francês Pourchaire ingressou no programa de academia júnior da Sauber em 2019, mas, cinco anos depois, ainda luta para garantir seu futuro no automobilismo.
Embora tenha avançado pelas categorias de base com o apoio da Sauber, alcançando o segundo lugar na Fórmula 3 em 2020 e conquistando o título de campeão da Fórmula 2 em 2023, o piloto de 21 anos ainda não conseguiu entrar na Fórmula 1.
Idade já não é mais um problema
No passado, o então chefe da equipe Sauber, agora na Ferrari, Fred Vasseur, atribuía sua exclusão à pouca idade. No entanto, após competir na IndyCar Series nos Estados Unidos, isso já não pode ser considerado um obstáculo.
Mesmo com a Sauber sob a nova liderança do Diretor Técnico Mattia Binotto e do futuro chefe de equipe Jonathan Wheatley, Pourchaire continua fora da Fórmula 1.
“É difícil, porque eu venci a F2, que é o último degrau antes da F1”, disse ele ao podcast Speed Street. “Todo mundo no paddock da Fórmula 1 observa os pilotos da F2, tentando prever quais deles estarão na F1 nos próximos anos.
“Senti que fui considerado, mas não tanto quanto esperava, e isso dói bastante.
“Acho que a porta ainda não está fechada, mas, você sabe, é Fórmula 1; nunca se sabe o que pode acontecer nesse mundo.
“Vemos coisas malucas acontecendo, então ainda acredito que provavelmente mereço uma chance, ao menos uma oportunidade para me mostrar.
“Tenho conversado com algumas outras equipes, principalmente pensando na próxima temporada. Porque, se eu não tiver uma oportunidade na Fórmula 1, a IndyCar é realmente algo que quero considerar.”
Embora Pourchaire, que recentemente testou suas habilidades na IndyCar com a McLaren Arrows, esteja entre os nomes mencionados para a segunda vaga da Sauber em 2025, ele não é, de forma alguma, o favorito.
Dizem que a equipe está considerando Valtteri Bottas, Zhou Guanyu e o campeão da Fórmula 2 de 2022, Felipe Drugovich. Há rumores de que até Gabriel Bortoleto está à frente do francês na disputa por uma vaga na F1.