Piloto da McLaren comete grave infração, acaba suspenso pela FIA e está fora de corrida
Uma notícia surpreendeu o mundo do automobilismo, envolvendo um piloto da McLaren. A FIA decidiu punir o automobilista após uma “falta grave” infringindo uma das normas da maior entidade da velocidade mundial.
No mesmo dia em que foi anunciado como a mais nova adição ao programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, Martinius Stenshorne foi suspenso da etapa de Fórmula 3 em Silverstone.
Após o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, sugerir a chegada de dois jovens talentos ao programa, suas identidades foram reveladas antes do GP em Ímola. Os pilotos de Fórmula 3 Martinius Stenshorne e Alex Dunne foram oficialmente apresentados, mas o que deveria ser um dia de celebração tornou-se amargo para Stenshorne.
Penalização após falta grave
Com as estrelas da F3 também em Imola neste fim de semana para a terceira rodada de sua temporada, a FIA fez o anúncio surpreendente de que Stenshorne, piloto da Hitech Pulse-Eight, não poderá competir em Silverstone – a sétima rodada da temporada, a ser realizada em julho, devido à sua participação em outro campeonato sem a aprovação da FIA.
A infração de Stenshorne ocorreu quando ele participou da etapa do Campeonato GB3 em Silverstone, lar do Grande Prêmio da Inglaterra. A FIA decidiu que isso proporcionaria uma “vantagem injusta” ao jovem de 18 anos e, por isso, determinou que ele não poderá competir em Silverstone na F3.
O veredicto da FIA declara: “Os comissários examinaram o relatório recebido da FIA e as classificações oficiais de testes e corridas. Convocaram e ouviram o piloto, o representante da equipe, bem como os representantes da FIA e do Promotor da F3.
“O Chefe de Assuntos Esportivos de F2 e F3 da FIA informou que o piloto do Carro 15 (Stenshorne) participou do Teste GB3 em Silverstone nos dias 25 e 26 de abril, além de competir no evento GB3 durante o fim de semana.”
“Ele também explicou que nem o competidor nem o piloto informaram a FIA sobre os testes monolugares, nem solicitaram autorização para participar da competição GB3 em Silverstone.