Piloto que “batizou” o autódromo de Interlagos quase venceu as 24h de Le Mans
Interlagos está de volta ao calendário do Mundial de Endurance, sediando uma etapa do campeonato neste fim de semana. Essa é a quinta etapa da temporada 2024 da principal categoria de corridas de longa duração.
Esta não é a primeira vez que o país servirá como palco para uma prova do WEC. Entre 2012 e 2014 já tivemos etapas com o campeonato passando pelas curvas do Autódromo José Carlos Pace, mas desde então houve um hiato. Após uma década, a espera finalmente chegou ao fim.
Piloto que leva dá nome ao autódromo já correu pela categoria
Além do retorno do Mundial de Endurance às terras brasileiras após dez anos, há um fato curioso: José Carlos Pace, ex-piloto brasileiro que dá nome ao autódromo de São Paulo, competiu em Le Mans e disputou a vitória na principal prova do calendário do WEC.
Nascido em Mairiporã, interior de São Paulo, Pace é mais conhecido por sua carreira na Fórmula 1, correndo entre 1972 e 1977, conquistando seis pódios, incluindo uma vitória em seu país natal, e uma pole-position. Ele faleceu em 1977 em um acidente de avião.
Além do Mundial de Endurance, em 1973, Pace também competiu nas 24 Horas de Le Mans. Na ocasião, pilotou um Ferrari 312PB pela equipe SEFAC SpA, tendo Arturo Merzario como seu companheiro de equipe. Partindo da segunda posição, completaram 349 voltas e terminaram em segundo lugar.
Agora, muitos anos depois, o Mundial de Endurance, que inclui as icônicas 24 Horas de Le Mans, retorna ao autódromo que leva o nome em homenagem ao piloto que já subiu ao pódio em Le Mans.