Pirelli faz importante anúncio: Aston Martin e Haas comemoram

0

A Pirelli divulgou as alocações de pneus para os testes de pré-temporada da Fórmula 1, e parece que apenas duas equipes(Aston Martin e Haas), se anteciparam às condições climáticas. Desde a introdução dos carros de efeito solo em 2022, o circuito do Bahrein tem sido palco da pré-temporada oficial da F1, e 2025 seguirá a mesma tradição.

Previsão de chuva, mas poucas equipes preparadas

Os testes começam nesta quarta-feira (26/2), no Circuito Internacional do Bahrein, com três dias de pista aberta das 10h às 19h (horário local), incluindo uma pausa para o almoço.

As equipes poderão rodar quantas voltas desejarem, desde que a confiabilidade dos carros, dos motores e, claro, dos pneus permita. E é aí que entra um detalhe curioso: apenas Aston Martin e Haas solicitaram pneus para pista molhada à Pirelli, mesmo com previsão de chuva para quinta-feira (27/2).

De acordo com o Met Office do Reino Unido, as temperaturas na quarta-feira devem atingir 15°C, com ventos fortes. Na quinta-feira, há chance de chuva pela manhã, com algumas garoas ao longo do dia, antes de uma melhora na sexta-feira, quando a máxima será de 17°C e os ventos seguirão intensos.

Com isso, as equipes terão três dias frios, mas secos – com exceção da possibilidade de chuva no segundo dia. No entanto, apenas duas delas estarão preparadas para rodar nessas condições.

Como as equipes dividiram seus pneus?

A Pirelli revelou que Aston Martin e Haas foram as únicas equipes a incluir pneus para chuva em sua alocação:

Aston Martin: 3 jogos de pneus intermediários
Haas: 1 jogo de pneus de chuva e 1 intermediário

Isso significa que, caso a chuva realmente caia em volume suficiente, apenas essas duas equipes poderão entrar na pista.

Enquanto isso, todas as outras equipes concentraram suas escolhas em pneus para pista seca, com preferência pelo composto médio (C3). Destaque para:

Mercedes: 27 conjuntos de pneus C3, de um total de 35 disponíveis
Racing Bulls: 23 jogos de C3
Aston Martin: 8 pneus C1 (o mais duro da gama)
Williams: 12 pneus C2
Ferrari: 5 pneus C4 e 1 C5 (o mais macio)
Williams: 1 conjunto C5

Com essa distribuição, caso a chuva de quinta-feira se confirme, Aston Martin e Haas terão uma oportunidade única para testar seus carros em pista molhada enquanto o restante do grid permanece nos boxes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.