Pista de triste lembrança para os brasileiros é alvo de plano da Fórmula 1

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Após a renovação do contrato com Monza, os torcedores italianos aguardam agora o anúncio sobre o futuro de Ímola no calendário da Fórmula 1 para as próximas temporadas. A extensão do contrato de Spa-Francorchamps, mas com datas alternadas — a pista belga seguirá no calendário até 2031, porém perderá os campeonatos mundiais de 2028 e 2030.

Isso cria uma janela de oportunidade para outros circuitos europeus, que de outra forma enfrentariam dificuldades para garantir uma permanência de longo prazo. Seja por questões econômicas ou pela existência de outro Grande Prêmio no país, circuitos como Barcelona (que, a partir de 2026, sediará o GP da Espanha em Madrid por 10 anos) e Ímola se encaixam nesse contexto.

O chefe da Fórmula 1, Stefano Domenicali, confirmou que o rodízio pode ser a melhor opção para o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em uma longa entrevista ao semanário Autosprint.

Renovamos o contrato com Monza”, explicou Domenicali, “com compromissos importantes em termos de modernização das infraestruturas. O que foi feito em Monza no ano passado foi apenas um primeiro passo necessário. O conceito é que ser considerado um local histórico não significa que deve permanecer antiquado. A historicidade só tem valor se for projetada para o futuro, e esse é o desafio de Monza. Monza não podia deixar de se modernizar. E devo dizer que, nesse ponto, o presidente da ACI, Angelo Sticchi Damiani, teve um papel fundamental. Sem seu compromisso, seria muito difícil fechar o acordo, mas também é claro que houve uma contribuição significativa do governo regional na parte econômica.”

Pista de triste lembrança para o automobilismo brasileiro

Até mesmo o menos apaixonado por Fórmula 1 liga o nome Ímola ao falecimento de Ayrton Senna. Foi lá que em 1994, o piloto brasileiro, então nome da Williams, bateu o carro na curva Tamburello e veio a falecer. Deixando uma triste lembrança para os torcedores brasileiros. Hoje a pergunta que fica é se de fato o autódromo sairá da principal categoria do automobilismo mundial.

A situação do circuito é complexa, pois o contrato atual expira no final de 2025. Domenicali, porém, se mostrou aberto ao plano de uma alternância com outros circuitos europeus históricos: “Minha esposa é de Monza, enquanto sou de Ímola, então estou em uma situação difícil em minha família. Devemos agradecer a Ímola, pois o circuito salvou o mundial durante o período da Covid, e isso nunca deve ser esquecido. No entanto, existe o desejo de continuar e avançar com um projeto. Ímola é um circuito importante que pode se encaixar na lógica das rotações. Mas não com Monza. Se Monza não cumprisse os acordos feitos, uma candidatura forte de Ímola já estaria pronta. Nunca diga nunca… Acredito que antes do início da próxima temporada, teremos a definição sobre o futuro do GP da Emília-Romanha.” Semanas decisivas para o futuro de Ímola no calendário da Fórmula 1 estão por vir.

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